22 março 2014

DEPUTADO FERNANDO MINEIRO LANÇA SITE COM INFORMAÇÕES SOBRE ÁGUA E ESGOTO NO RN.

Em comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado, 22, o mandato do deputado Fernando Mineiro (PT) lançou o SIAEM (Sistema de Informações sobre o Abastecimento d'Água e Esgotamento nos Municípios do RN), hotsite cujo objetivo é reunir, em um só espaço, dados sobre a distribuição de água no estado e contribuir para análises, estudos e ações políticas sobre a temática (Acesse AQUI).

O SIAEM disponibiliza, entre outros pontos, informações sobre o funcionamento do sistema de distribuição de água (captação, operadora, tipo de manancial, bacia hidrográfica), detalhes do abastecimento, a coleta e o tratamento dos esgotos, a pluviometria do município e o local de captação.

No sistema é possível conferir os dados de cada município, separadamente, em uma interface interativa e de fácil uso. O município pode ser selecionado no próprio mapa ou numa lista, localizada no canto superior direito, com a relação de nomes em ordem alfabética.

Mineiro ressaltou que a falta de gestão integrada dos recursos hídricos contribui, seguramente, para agravar a crise no abastecimento d’água que, em razão da estiagem prolongada, há quase dois anos vem assolando vários municípios do Rio Grande do Norte.

As informações do SIAEM não foram produzidas pelo mandato, mas sim sistematizadas, para facilitar o acesso aos dados, oriundos de diversas fontes oficiais, que estavam originalmente fragmentados. O sistema está aberto a sugestões, observações e eventuais correções.

Além do SIAEM, nosso mandato também lançou um hotsite Dia Mundial da Água (confira AQUI). O espaço virtual reúne informações, estudos, cartilhas, matérias especiais e as legislações federal e estadual sobre esse recurso natural.

Desde seu primeiro mandato como vereador de Natal, Mineiro sempre pautou a discussão sobre a questão da qualidade da água. Ele foi um dos primeiros parlamentares a alertar para a necessidade de avançar com saneamento em nossa capital, como forma de evitar que a qualidade da água consumida pelos natalenses fosse comprometida.





Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT/RN
84.3232.5824

Nenhum comentário: