LANÇADA COLEÇÃO DE RARIDADES INÉDITAS DOS BEATLES.



Uma coleção inédita de 59 gravações raras dos Beatles em 1963 está disponível desde esta terça-feira, 17, no iTunes, pela Apple, a gravadora fundada pelo quarteto, que lançou em versão digital a The Beatles Bootleg Recordings 1963, com 44 canções interpretadas nos estúdios da cadeia britânica BBC e 15 gravadas em estúdio que nunca tinham sido divulgadas.

Versões alternativas e de baixa qualidade de sucessos como There's a Place ou Please Please Me; uma gravação acústica da canção Bad to Me, escrita por John Lennon para o cantor Billy J. Kramer, e uma versão de I'm in Love, também com Lennon, são algumas das estrelas desta coleção de duas horas e meia.

O lançamento se deve a um movimento da gravadora para "cumprir a lei europeia de direitos autorais", modificada mês passado, explicou o jornal Daily Telegraph.

Segundo essa lei, a música é protegida nos 70 anos seguintes ao lançamento e, caso não tenha sido publicada, 50 anos após a gravação.

Antes da última modificação, a proteção nos dois casos era de meio século. Ao fim desse período, a música automaticamente fica disponível para domínio público.

Qualquer gravação de 1963 do quarteto formado por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr que ainda não estiver disponível para o público perderá a proteção em 2014, a não ser que seja lançada antes, estendendo a proteção por outros 70 anos.

Graças ao lançamento, essa coleção de 59 canções estará protegida até 2084, independentemente de quanto tempo estiver à venda.

O iTunes lançou o disco hoje no começo da manhã na Ásia, na Austrália e na Nova Zelândia e, em seguida em Rússia, Arábia Saudita, Catar e Líbano.

Pouco tempo depois, a coleção foi retirada subitamente e sem explicação, para voltar a aparecer ao redor das 13h (de Brasília).


fonteportalatarde

Comentários

Anônimo disse…
Caro amigo Herbert. Já está postado, em minha página, no Face Book, este material mencionado em sua postagem. Um beatle abraço. Togo Ferrário.

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.