14 setembro 2013

AMORN PROPÕE PARCERIA COM A UERN PARA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE RESÍDUOS DE MUNICÍPIOS DO OESTE‏.

foto carlos costa
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pode ser uma grande parceira na elaboração do Plano de Resíduos Sólidos dos municípios que compõem a região Oeste do Rio Grande do Norte. Esta foi uma das definições apresentadas na 5ª reunião ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN). A reunião aconteceu na tarde deste sábado, em Umarizal, na Câmara Municipal, sob o comando da prefeita de Mossoró e presidente da entidade, Cláudia Regina.

A proposta da Amorn é que a Uern possa assessorar municípios da região Oeste na construção do plano que vai orientar a destinação correta dos resíduos sólidos gerados nestas cidades. A pró-reitora adjunta de Extensão, Suzaneide Ferreira, fez uma apresentação destacando a necessidade da criação destes planos. “Temos de ver este assunto com urgência, principalmente nos municípios que ainda possuem lixões a céu aberto”, comentou. A professora Suzaneide Ferreira dará apoio à construção destes planos.

A presidente da Amorn, Cláudia Regina, disse que vai entregar um documento sugerindo este convênio ao novo reitor da universidade, Pedro Fernandes, que tomará posse no cargo no dia 28 deste mês. “Já conversamos com o professor Pedro Fernandes sobre a necessidade desta parceria entre a associação e a Amorn”, disse Cláudia.

Outro assunto discutido na reunião foi a possibilidade de ampliação do Núcleo Avançado de Umarizal, de forma que ele possa atender a mais municípios da região. O diretor do campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio, participou da reunião e destacou a importância da interiorização do ensino. “Mas tudo temos que analisar cuidadosamente, vendo as condições da universidade, as potencialidades da região. Mas com certeza a universidade vai participar desta discussão com a importância que ela merece”, destacou.

TURISMO 
Outra proposta apresentada na reunião foi a construção de uma estrada que ligue Umarizal à Casa de Pedra, impulsionando o turismo regional nos municípios próximos. O secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, disse que o Governo Estadual está acompanhando casos como este e, garantiu que dará celeridade à discussão.

A próxima reunião da Amorn deve acontecer no dia 26 de outubro, no município de Riacho da Cruz.



Com informações do jornalista Julierme Torres.

Nenhum comentário: