NONA EDIÇÃO DA FEIRA DO IVRO DE MOSSORÓ REUNIRÁ CORDELISTAS DO NORTE-NORDESTE.

 

A 9º edição da Feira do Livro de Mossoró vai promover um diversificado encontro de cordelistas do Norte-Nordeste. Antônio Francisco (foto), Cláudio Cardoso, Preto Michel, Astier Basílio e Crispiniano Neto, são nomes confirmados para o encontro que acontece durante a feira que será realizada entre os dias 7 e 11 de agosto.

Cordelistas paraibanos, pernambucanos, cearenses e paraenses estarão na feira, lançando cordéis, promovendo recitais e com vários debates em torno da literatura popular. "A literatura de cordel, no Norte e Nordeste" e "A literatura de cordel na contemporaneidade" são os temas que serão debatidos entre os convidados.

Durante a feira, também será entregue aos vencedores do Prêmio Cosern Literatura de Cordel 2012 a edição do livro com os cordéis ganhadores, proporcionando o encontro entre os jovens e os já experientes cordelistas. 

As atividades da Feira do Livro de Mossoró envolverão outros poetas potiguares, destacando: Nildo da Pedra Branca, Marcos Medeiros, Rosa Régis e José Augusto Araújo.

A xilogravura também receberá atenção especial na feira. Nome nacional na arte da xilo e poesia popular, o paraibano José Costa Leite facilitará uma oficina e participará de um bate papo sobre a Arte da Xilogravura. Costa Leite é considerado Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco e tem mais de mil títulos de obras de cordel e xilogravuras feitas para mais de 200 poetas.

Esse encontro entre os artesãos e artesãs das palavras acaba ajudando e fortalecendo a literatura de cordel e a cultura popular.

Cheque-livro 
O projeto cheque-livro, criado pela Secretaria da Educação, é destinado à rede municipal de ensino para ampliação do acervo das bibliotecas. Durante o lançamento da 9º Feira do Livro, que aconteceu no dia 10/04, a prefeita Cláudia Regina anunciou que este ano serão investidos R$ 95,5 mil na compra de livros para Unidades de Educação Infantil e Escolas Municipais, e R$ 85,425 mil devem ser utilizados pelos professores para aquisição de títulos.

Estrutura 
A 9ª edição da Feira do Livro de Mossoró contará com uma estrutura diferenciada em relação às edições anteriores. O evento será realizado no West Shopping Mossoró, e serão utilizadas as salas do Cinema como um dos espaços para palestras e bate-papos, possibilitando ainda mais conforto e comodidade aos participantes. A praça de alimentação também estará à disposição da feira, com a realização de apresentações culturais e demais intervenções.

Programação 
Entre nos nomes confirmados para feira está Pedro Bandeira, o consagrado autor brasileiro da Literatura Juvenil que até 2012 vendeu cerca de 12.1 milhões de exemplares.

Os 100 anos de Vinícius de Morais será lembrado em um bate papo com o biógrafo José Castello, que é autor do livro "Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão - uma biografia", e junto com o professor universitário Aluísio Barros, irão abordar o tema em um bate papo.

O poeta pernambucano Lirinha, que irá encantar a todos com a sua bagagem poética e literária. Na ocasião, Lirinha irá declamar poesias e contar histórias, encerrando um dia que será voltado para poesia popular, cordel, recital, teatro e oralidade.

Confira a programação completa aqui



com informações da assessoria de comunicação da pmm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.