COMO ESCOLHER A TV OU MONITOR IDEAL? HD (720P) OU FULL HD (1080P)?

Está na dúvida se é melhor comprar um monitor TV, monitor ou TV? Sejam eles LED, LCD ou Plasma, todos têm suas aplicações e é isso que vamos analisar neste artigo.

Em minha longa jornada como megalomaníaco no passado, eu sempre pensei que quanto maior o monitor fosse, melhor seria. Então, na hora de comprar este pensamento me fazia optar pelo maior, de melhor custo-benefício. Com o tempo notei que isto é um erro fatal. Não se deve escolher monitores ou TVs pelo tamanho ou só por que ela tem alta tecnologia embutida.

LED Vs LCD

Bom, aqui está um item que realmente importa e não deve ser ignorado. TVs LED gastam muito menos energia e esquentam menos do que as de LCD. A imagem das TVs de LED é melhor e as cores são mais vivas. Embora, se você não liga muito para isso e quer apenas uma TV para assistir a novela ou o futebolzinho de fim de semana, LCD é melhor pedida, pois a maioria das lojas está queimando o estoque destes modelos e a barganha de negociação é maior.

Monitor, Monitor TV ou TV?

Monitores

Monitor Samsung P2470HN frente Como escolher a TV ou monitor ideal? HD (720p) ou Full HD (1080p)?
Monitor Samsung P2470HN 24 polegadas (Imagem: Divulgação/Samsung)
Monitores são fabricados para quem quer vai utilizar exclusivamente para o computador. Os botões, o design, as funções são todas pensadas para este propósito. Alguns monitores têm botões de rápido acesso de ajustes de cores e definições para jogos, enquanto outros são pensados para quem trabalha, digita, escreve ou lê por muito tempo. Monitores têm conexões exclusivas para computadores, como portas USB, HDMI, VGA, DVI e geralmente não possuem alto falantes integrados.

Monitor TV

Monitor LG M275WV 27 Polegadas Como escolher a TV ou monitor ideal? HD (720p) ou Full HD (1080p)?
Monitor LG M275WV 27 Polegadas (Imagem: Divulgação/LG)
Monitor TV tem funções mistas para quem pretende usar tanto no computador como para assistir televisão, ver vídeos, jogar consoles de vídeo game, etc. É um monitor versátil e pode ser utilizado para diversas opções. Muitos vêm com função PIP (Picture in Picture) que permite que você assista um canal enquanto um quadro em um determinado ponto do monitor exibe outro. Ou, se preferir, você pode jogar Xbox, por exemplo, enquanto assiste algum programa de TV, é realmente uma opção versátil e os fabricantes como Samsung e LG estão investindo mais hoje em dia neste nicho.

Um monitor TV tem mais opções de conexão, tais como: HDMI, VGA (raramente vi alguns com DVI) e aquelas conexões RCA e RGB. Monitor TV também tem alto falantes integrados.

Quer concentrar seu computador, Playstation 4, Xbox One, Blu-Ray, TV por assinatura tudo num lugar só? Monitor TV é um é um bom partido para isso.

TVs

Embora as TVs possam ser utilizadas como monitor, elas não são desenhadas para isso exclusivamente e consideram mais funções para quem pretende usa-la para assistir programas, vídeos, filmes, shows, ver fotos, etc. São focadas em imagens. Mas devido à alta tecnologia que as TVs atingira hoje em dia, elas superam facilmente as características dos melhores monitores do mercado. O que precisa ser visto é a resolução, caso queira usar com o computador. Vamos falar sobre isso a diante.

Smart TVs

Se você não precisa que sua TV acesse a rede Wireless, não pretende integrá-la com seu computador, não precisa pagar a mais por isso. Se você não pretende assistir vídeos do Youtube direto de sua TV, não precisa pagar a mais por isso. Estes itens, por serem novidades, costumam encarecer o produto desnecessariamente, dependendo do seu caso. Os vídeos do Youtube nem sempre tem excelente qualidade e mesmo quando o tem, a internet no Brasil não é lá essas coisas e às vezes o vídeo de alta definição irrita mais do que agrada por conta dos ‘congelamentos’.

Full HD (1080p) ou HD (720p)?

TVs e monitores podem ter diversos formatos de tela, mas basicamente respeitam duas opções de resolução: Ou são 1080 pixels ou são 720 pixels. Antigamente costumávamos usar menos que isso, mas nem fazíamos ideia, pois isso não importava tanto. Qualquer TV quadradona com um pedaço de Bombril na antena e um monte de chuviscos e fantasmas resolvia o problema. Mas isso não funciona na era da alta definição em que vivemos.

Monitores ou TVs Full HD (1080p) não apenas são a melhor opção de mercado hoje em dia, mas também são as mais caras. Isso quer dizer que você deve sempre comprar monitor ou TV full HD? A resposta é não. Depende muito do cenário onde você vai utilizar a TV ou o monitor. Se for assistir filmes Bllu-Ray, jogar Playstation 4, Xbox One, enfim, utilizar fontes de alta resolução, precisará comprar um monitor ou TV Full HD necessariamente para que consiga extrair o máximo que estes recursos entregam em imagem.

Se for usar como monitor no computador para trabalho, e-mails, leitura, considere o monitor, a TV ou o monitor TV Full HD. Se for usar como monitor secundário, para jogar ou vir imagens, vídeos, filmes, etc. Considere que não precisa comprar um Full HD e poderá economizar um tanto.

Quanto maior, melhor?

A resposta para esta pergunta também é NÃO. Tudo depende da utilização e do cenário, como dito anteriormente. Então, se você pretende usar a TV ou monitor para trabalhar no computador, deve considerar no máximo 32 polegadas, pois mais do que isso vai gerar certo desconforto visual e vai exigir maior afastamento para que se aproveite a imagem corretamente. Para usar como monitor de computador e jogar recomendo algo entre 22 e 29 polegadas.

Para uma sala de apartamento ou casa pequena, não é interessante usar uma TV gigante, como as de 60 ou 80 polegadas, uma vez que estas precisam de maior distanciamento do usuário para que a definição de imagem fique ideal. Algo entre 32 e 46 polegadas pode ficar perfeito.

Fato é que quanto maior for a distância sua para a TV ou monitor, maior poderá ser o tamanho deles sem que fique desconfortável.

É comum pessoas comprarem TVs de 32 para o quarto e outras bem maiores para a sala e reclamarem que a de 32 tem imagem melhor. Isto realmente acontece, pois uma TV de 32 polegadas, não necessariamente precisa ser Full HD para ter imagem melhor, ela é menor e terá pontos de pixel mais próximos um do outro e isso fará com que a imagem fique aparentemente mais nítida. O que não quer dizer também que as televisões maiores tem imagem mais feia. De forma alguma. É a mesma coisa, o problema é a distância que você assiste. Quanto maior a TV ou monitor, mais você deverá ficar distante para enxergar a imagem ideal.

Estes conceitos básicos talvez possam ajuda-lo na escolha de sua próxima TV ou monitor, mas sempre considere sua real situação. Não importa que no seu vizinho fique bom. Sua casa é diferente, seu escritório é diferente, e por isso exigem análises diferentes. Considere cada fator na hora de comprar e principalmente, pesquise bastante. 



FONTE:SEMMUNDO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.