CONHEÇA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO AEROPORTO DIX-SEPT ROSADO, DE MOSSORÓ, RN.

IATA: MVF - ICAO: SBMS

Características:
Piso: Asfalto
Sinalização: S
Administração: Pública
Operadora: INFRAERO
Serve: Mossoró
Altitude: 77 pés
Comprimento da Pista: 2000 metros

História recente:

O aeroporto serve a localidade de Mossoró (Rio Grande do Norte). O aeroporto opera voos regionais e nacionais e tem capacidade para receber aviões de médio porte como Boeings 737 e Fokkers 100. Fez seu último voo comercial em 2005 quando a BRA operava na cidade.

Os aviões só podem pousar ou decolar do aeroporto entre o nascer e o pôr-do-sol, até por volta das 17h20, horário que o dia começa a escurecer em Mossoró. Isso porque lâmpadas da pista que servem de guia para os pilotos foram furtadas e outras estão queimadas ou quebrada
Segundo recomendação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) o limite de lâmpadas balizadoras com defeito não pode ultrapassar 15%. A situação do aeroporto de Mossoró extrapola essa cota. Das 104 lâmpadas de pista e balizamento, vinte e uma estão danificadas, número que corresponde a 17,3%, o que torna o sistema inoperante.

Além das lâmpadas queimadas, contribuem para a inoperância do aeroporto problemas antigos e já conhecidos para quem utiliza o local. O mato tomou conta do aeroporto e há arbustos grandes próximos às pistas, quando deveriam estar a pelo menos 150m de distância das cabeceiras. A segurança também põe em xeque o movimento no local.
O aeroporto Governador Dix-sept Rosado é cercado por arame farpado que é constantemente furtado.

Fontes: Wilipédia / Blog Brebote

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.