MORRE O ZOÓLOGO E COMPOSITOR PAULO VANZOLINI.



Paulo Emílio Vanzolini (São Paulo, 25 de abril de 1924 - 28 de abril de 2013) foi um zoólogo e compositor brasileiro, autor de famosas canções como "Ronda", "Volta por Cima" e "Na Boca da Noite".

Um dos grandes expoentes do samba paulista, o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini morreu na noite deste domingo, aos 89 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde a quinta-feira passada no hospital Albert Einstein com pneumonia – a internação coincidiu com a data de seu aniversário. Segundo o hospital, Vanzolini morreu devido a complicações relacionadas à doença.

Paulo Vanzolini ficou conhecido por alguns clássicos da música brasileira, como Ronda (De noite eu rondo a cidade / A te procurar sem encontrar / No meio de olhares espio em todos os bares / Você não está), Praça Clóvis (Na praça Clóvis / Minha carteira foi batida / Tinha vinte e cinco cruzeiros / E o teu retrato) e Volta por Cima (Reconhece a queda e não desanima / Levanta, sacode a poeira / E dá a volta por cima).

Sobre esta última canção, Vanzolini a considerava um fracasso "porque ninguém entendeu que o importante não é dar a volta por cima, é reconhecer a queda". Já sobre Ronda, comentou: "Essa música é de uma pieguice desgraçada."

Apesar de ser autor de mais de 70 músicas, Vanzolini preferia ser reconhecido pelo seu trabalho como zoólogo. Como cientista, ele escreveu mais de 150 artigos acadêmicos. Foi diretor do Museu de Zoologia, da USP, onde trabalhou por mais de 50 anos, e foi premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova York, pelo sua obra científica. Em 2008, ele doou ao museu o acervo de sua biblioteca particular de 25.000 livros, na qual colecionava inclusive obras raras, periódicos e mapas. Segundo o governo de São Paulo, o acervo tem valor estimado de 300.000 dólares.

É um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que com seu trabalho aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 230 mil exemplares.

Adaptou a Teoria dos Refúgios a partir de estudos conjuntos com o geomorfologista Aziz Ab'Saber e com o americano Ernest Williams. Refúgio foi o nome dado ao fenômeno detectado nas expedições de Vanzolini pela Amazônia, quando o clima chega ao extremo de liquidar com uma formação vegetal, reduzindo-a a pequenas porções. Assim formam-se espaços vazios no meio da mata fechada.

Seu pai, engenheiro, foi com a família para o Rio de Janeiro quando Paulo tinha quatro anos. A família voltou para São Paulo dois anos depois, em 1930.

Paulo cursou o primário no Colégio Rio Branco e o ginásio em escola pública, onde se formou em 1938.

Em 1942 ingressou na Faculdade de Medicina. Junto com um grupo de estudantes, passou a frequentar as rodas boêmias e a compor seus primeiros sambas.

Em 1944, deixou a casa dos pais e começou a trabalhar com um primo, Henrique Lobo, na Rádio América, no programa Consultório Sentimental, de Cacilda Becker. Em seguida, foi convocado para o Exército, interrompendo os estudos. Dois anos depois retomou o curso de Medicina, passou a lecionar no Colégio Bandeirantes e começou a trabalhar no Museu de Zoologia, da Universidade de São Paulo.

Formou-se em 1947 e se casou em 1948, com Ilse. No ano seguinte, foi para os Estados Unidos, onde obteve o doutorado em Zoologia pela Universidade de Harvard.

Em 1951, por insistência do amigo Geraldo Vidigal, publicou pelo Clube de Poesia o livro Lira de Paulo Vanzolini. No mesmo ano, compôs o samba Ronda.

Em 1953, foi convidado por Raul Duarte para trabalhar na TV Record, produzindo os programas de Araci de Almeida. Nesse ano, o cantor Bola 7 fez a primeira gravação de Ronda, acompanhado por Garoto e Meneses, nas cordas, Mestre Chiquinho no acordeão e Abel na clarineta.

Em 1959, o violonista José Henrique, dono da boate Zelão, mostrou o samba Volta por Cima ao cantor Noite Ilustrada, que o lançou em 1963, pela Philips, com estrondoso sucesso. Nesse mesmo ano Paulo Vanzolini foi nomeado diretor do Museu de Zoologia.

Em novembro de 1967, Luís Carlos Paraná, da boate Jogral, e Marcus Pereira, dono de uma agencia de publicidade, resolveram produzir um LP com as composições inéditas de Paulo Vanzolini, conhecidas apenas por seus amigos frequentadores das mesmas rodas de samba. 
 
Prêmios e condecorações
Paulo Vanzolini foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Em agosto de 2008, o cientista e compositor foi também premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova Iorque, em virtude de suas contribuições para o progresso da ciência. O mesmo prêmio foi dado a três outros cientistas brasileiros, em outras áreas além da biologia.

Táxons* nomeados em sua homenagem
(*) Unidade taxonômica reconhecida internacionalmente. Os nomes Lacerta, Lacertidae, Squamata, Sauria, p. ex., são exemplos de táxons que designam, respectivamente, gênero, família, ordem e subordem.

- Alpaida vanzolinii Levi, 1988 -- (Arachnida, Araneidae)
- Alsodes vanzolinii (Donoso-Barros, 1974) -- (Amphibia, Cycloramphidae)
- Amphisbaena vanzolinii Gans 1963 -- (Reptilia, Amphisbaenidae)
- Anolis vanzolinii (Williams, Orces, Matheus, Bleiweiss 1996) -- (Reptilia, Polychrotidae)
- Cochranella vanzolinii Taylor & Cochran 1953 -- (Amphibia, Centrolenidae)
- Dendrobates vanzolinii Myers, 1982 -- (Amphibia, Dendrobatidae)
- Exallostreptus vanzolinii Hoffman 1988 -- (Diplopoda, Spirostreptidae)
- Gymnodactylus vanzolinii Cassimiro & Rodrigues 2009 -- (Reptilia, Phyllodactylidae)
- Hylodes vanzolinii Heyer 1982 -- (Amphibia, Hylodidae)
- Liophis vanzolinii Dixon 1985 -- (Reptilia, Colubridae)
- Nausigaster vanzolinii Andretta & Carrera 1952 -- (Insecta, Syrphidae)
- Phrynomedusa vanzolinii Cruz 1991 -- (Amphibia, Hylidae)
- Psittoecus vanzolinii Guimarães 1974 -- (Insecta, Philopteridae)
- Saimiri vanzolinii Ayres 1985 -- (Mammalia, Primates, Cebidae)
- Vanzosaura Rodrigues 1991 -- (Reptilia, Gymnophthalmidae)

Documentários

Paulo Vanzolini filmou três documentários com o diretor Ricardo Dias, de cujo pai era amigo. Os dois primeiros sobre o seu trabalho como zoólogo e o terceiro sobre sua obra musical.

Discografia

- 1967: Onze Sambas e uma Capoeira (vários intérpretes)
- 1974: A Música de Paulo Vanzolini
- 1981: Por Ele Mesmo
- 2003: Acerto de Contas

Livros publicados

- Lira de Paulo Vanzolini
 -Tempos de Cabo - - Ilustrações de Aldemir Martins - 1981 (reeditado em 2009)
- An annotated bibliography of the land and fresh-water reptiles of South America (1758-1975) - v. I - MZUSP, 1977 - 186 páginas
- An annotated bibliography of the land and fresh-water reptiles of South America (1758-1975) - v. II - MZUSP, 1978 - 316 páginas

Veja um vídeo antológico de Paulo Vanzolini: aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.