ENTREVISTA COM ALDO MEDEIROS CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA OAB/RN.

Reproduzo aqui a entrevista dada pelo advogado ALDO MEDEIROS, candidato da Chapa 02, que concorre à presidência da OAB/RN, ao Blog Justiça em Pauta (aqui):

1 – De onde surgiu a iniciativa da candidatura?
A nossa candidatura surgiu por iniciativa dos advogados de diferentes áreas de atuação, que acompanharam nosso desempenho na Vice-Presidência e na advocacia em geral. Em julho de 2011, na Festa de Santana em Caicó e nos dias seguintes em Pau dos Ferros, representantes de diferentes Subseccionais da OAB manifestaram o desejo de indicar nosso nome à sucessão da Presidência, marco a partir do qual passamos a consultar os colegas sobre as suas expectativas acerca do trabalho da OAB, definindo as prioridades da nossa candidatura. Encontramos grande acolhimento, o que resultou numa união em favor de transparência, democratização, modernização e profissionalismo da OAB.

2 – O senhor se declara da situação ou da oposição? Por quais motivos?
Este rótulo, situação ou oposição não tem relevância para os advogados. A Chapa OAB PRA FRENTE se formou a partir de um reconhecimento de avanços no trabalho desenvolvido por todos nós na OAB, porém destacando a grande defasagem entre as necessidades da advocacia moderna e a atuação da Seccional no apoio à advocacia. É na sua essência, uma Chapa independente. É bem verdade que a situação eleitoral acabou caracterizando a Chapa 2 como a vertente dos opositores à candidatura apoiada pelo grupo que detém o controle da OAB há mais de vinte anos.

3 – Quais são hoje os principais problemas que precisam ser enfrentados dentro da OAB/RN? Como fazê-lo?
Os principais problemas enfrentados hoje dentro da OAB são originados na deficiência entre a capacidade da instituição responder às necessidades dos advogados e da sociedade civil e sua estrutura lenta, burocratizada e não profissionalizada. A OAB não acompanhou a evolução dos escritórios de advocacia e dos Tribunais. Chegou a hora de dar uma grande alavancagem na instituição, definindo bem sua estrutura, instituindo por processo seletivo um corpo técnico para enfrentar as questões de defesa das prerrogativas, de preservação da dignidade dos honorários e outras necessidades que faz o dia a dia na entidade, além de valorizar e capacitar seu quadro de pessoal para uma atuação eficaz.

4 – Qual a postura de sua campanha quanto à prestação de contas da OAB/RN?
A prestação de contas da OAB/RN deve ser apresentada no momento e forma previstos na entidade. Entretanto pretendemos dar mais transparência às atividades da Seccional, não só disponibilizando mais informações, inclusive por via eletrônica, mas também democratizando o processo decisório interno.

5 – Como irá conduzir a campanha agora que resta menos de um mês para a data da eleição?
Nossa campanha nesta reta final irá concentrar esforços nas visitas aos locais de trabalho dos advogados e esperamos participar de debates com o outro candidato, possibilitando a comparação entre os perfis dos dois candidatos, de forma a termos uma OAB moderna, vinculada tão somente aos interesses dos advogados e da sociedade civil, sem vinculação partidária ou a interesses restritivos em detrimento de toda a categoria.

6 – Qual o recado do senhor para os advogados?
Desejamos que os advogados analisem as duas propostas e o perfil dos candidatos que estarão diante dos problemas enfrentados pela OAB/RN. É importante perceber que o trabalho dos que compõem a Diretoria, o Conselho Estadual, o Conselho Federal e a Caixa de Assistência são distintos e complementares. A dinâmica dos fatos trazidos no dia a dia exige capacidade de ouvir, analisar, ponderar, decidir e fazer acontecer, o que nos motiva a pleitear o voto dos advogados potiguares, por considerarmos que nossa experiência profissional aponta o atendimento destas características.
Chapa 2 – OAB Prá Frente
Presidente: Aldo Medeiros
Vice-presidente : Lúcia Jales
Secretária-geral: Rosana Daly Fonseca
Tesoureiro: Suetônio Lira
Presidência e a vice-presidência da Caixa de Assistência dos Advogados: Luiz Almeida e Kennedy Diógenes.
Conselho Federal: Elke Mendes CUNHA, Wlademir Capistrano e Lindocastro Nogueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.