02 outubro 2012

INSTITUTO ITEM APONTA LARISSA COM 48,5% E CLÁUDIA COM 41,2%


Números apontam que aponta Larissa Rosado está com 48,5% da preferência do eleitorado, totalizando 7,3% a mais que o seu principal adversário.

Larissa_lidera_pesquisa

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) segue na liderança na disputa pela Prefeitura de Mossoró. É o que apontam os números do Instituto Item Pesquisas Técnicas em sondagem realizada para O Mossoroense. A vantagem é de 7,3%.
.
Na pesquisa estimulada (aquela em que é apresentada uma lista com os nomes dos postulantes) a candidata do PSB está com 48,5% contra 41,2% da candidata do DEM, Cláudia Regina. Em terceiro está Raimundo Nonato Sobrinho, o "Cinquentinha" (PSOL), com 1,2%. Em quarto está Josué Moreira (PSDC) com 0,7% e em último Ednaldo Calixto (PRTB) 0,4%. Não sabem ou não responderam alcançam 8%.

Pesquisas

Na pesquisa espontânea (quando não é apresentada uma lista de candidatos) Larissa tem 42%, Cláudia 38%, "Fafá ou candidato dela" 2,5%, "candidato da oposição" 2,5%, "candidato de Rosalba" 2,2%, "Cinquentinha" 1%, Ednaldo Calixto 0,7% e Josué Moreira 0,2%. Outros nomes totaliza 1% e não sabem ou não responderam alcança 9,9%.
A pesquisa do Instituto Item foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro. Foram ouvidas 800 pessoas de vários bairros de Mossoró. A margem de erro é de 3,1% com intervalo de confiança de 95%.
A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) sob o registro RN-00179/2012. 
Pesquisa da Certus/TCM apresenta erro em tabulação
A pesquisa Certus/TCM foi divulgada na manhã de ontem com um erro grave nos números no item espontâneo com dados de campo que somados chegam a 104,16%.
.
Neste quesito Larissa (PSB) obteve 41,2%, Cláudia Regina (DEM) 40%, Cinquentinha (PSOL) 0,6%, Josué Moreira (PSDC) 0,6%, outros 0,2%, Ninguém 4,2%, Não sabe 17,16%. A soma desses colocam uma margem de 4,16% a mais.
.
A falha foi interpretada nas redes sociais como fruto de manipulações, mas a emissora negou em nota: "Errata Informamos aos nossos telespectadores e assinantes que um dos indicadores da pesquisa eleitoral TCM/Certus divulgada hoje, segunda-feira 1º de outubro de 2012, foi grifado equivocadamente. O percentual de eleitores que corresponde a resposta"não sabe" é de 13,00%, e não de 17,16% como informado anteriormente.

O dado apresentado se refere apenas ao eleitorado feminino dentro do universo da resposta "não sabe", conforme consta na página 8, do relatório da pesquisa Certus, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00161/2012 (material em anexo). Lamentamos o incidente e reforçamos nosso compromisso com a transparência e isonomia na cobertura das eleições municipais. TV Cabo Mossoró".

Não é a primeira vez que as pesquisas do Instituto Certus têm problemas. Em 9 de julho a emissora iria apresentar uma pesquisa, mas anunciou que não faria mais porque houve um erro técnico na tabulação dos números. Na pesquisa divulgada em 3 de setembro na sondagem para vereador a emissora mostrou números da sondagem anterior, realizada em agosto.

Em Extremoz, estava prevista para o dia 30 de setembro a divulgação de uma pesquisa para prefeito, mas a Justiça Eleitoral proibiu a divulgação dos números por prejudicar o candidato Enilton Trindade (PR) que teve o nome colocado como "Enildo Alves" (DEM), que na verdade é vereador em Natal.

"Mossoró Feliz" tomou conta da Presidente Dutra
A tradicional descida da avenida Presidente Dutra, realizada no último sábado (29) pelos candidatos da coligação Mossoró Feliz, Larissa Rosado (PSB) e Josivan Barbosa (PT), mostrou a força da liderança obtida pela coligação nas pesquisas. A movimentação, considerada a maior da atual campanha, foi realizada em clima de folia e alto astral.

A atmosfera era considerada festiva: as pessoas caracterizadas, com fantasias, acessórios, adereços, cara pintada; gente de todas as idades e classes sociais, de vários bairros e zona rural. O povo junto e feliz, lembrando antigos carnavais fora de época da Presidente Dutra.

A Caminhada da Paz foi uma gigantesca passeata/carreata que ocupou toda a extensão da avenida. Entre o entroncamento com a avenida Francisco Mota (próximo ao Hotel Sabino Palace) até o centro da cidade, um quilométrico cortejo de luz, cor e som.

Na saída, Larissa e professor Josivan soltaram pombas brancas, símbolos da paz, para reafirmar compromisso de uma campanha pacífica e de alto nível nessa reta final, baseada em propostas, sem agressões ou qualquer tipo de provocação a adversários.

ALIADOS
A mobilização foi prestigiada pelo vice-governador Robinson Faria (PSD), deputadas federais Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB) e terminou com megacomício na rua Marechal Deodoro, próximo à Cobal.

A comitiva da vitória foi recebida na área da Cobal por uma multidão que já aguardava ansiosamente os candidatos, saudando-os com salvas de palma, palavras de apoio, a mão em L e outras demonstrações que simbolizam o desejo de mudança em Mossoró. "Temos o apoio da bancada federal e da presidenta Dilma para implantar em Mossoró o modelo de gestão implantado por Lula e continuado por ela, conciliando o crescimento da cidade com combate à miséria, aliando desenvolvimento e cuidado com as pessoas", reiterou.

Larissa e professor Josivan conclamaram o povo a trabalhar cada vez mais para consolidação da vitória. "O povo de Mossoró quer mudança, a população está entendendo nossas propostas e essa sintonia nos levará a vencer a eleição do próximo dia 7 de forma histórica", afirmou Larissa.


Nenhum comentário: