27 agosto 2012

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI É VAIADA EM EVENTO EM CURRAIS NOVOS.


Com alto índice de desaprovação popular à sua gestão, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) já algum tempo vem enfrentando protestos da população potiguar. Neste final de semana, ao cumprir agenda no município de Currais Novos (Região Seridó), a democrata foi recebida com vaias, por manifestantes locais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama (PTB), que acompanhava a chefe do Executivo, também foi alvo dos protestos.

Rosalba Ciarlini e Benito Gama foram à cidade para assinar um protocolo de intenções com a Mineração Currais Novos, que inicia a segunda etapa do projeto de beneficiamento para a unidade de processamento de minério de scheelita.

A agenda administrativa acabou se tornando um problema político. Os protestos chamaram mais atenção do que o ato em prol da economia do município e do estado.

Os manifestantes vestiam preto, simbolizando luto pela situação em que se encontra o governo. Nas faixas empunhadas por eles, cobranças e críticas aos serviços prestados pelo governo do estado. Segundo os manifestantes, esses serviços,considerados essenciais, não funcionam em Currais Novos. Durante o protesto, foram gritadas palavras de ordem contra o secretário Benito Gama. A expressão usada era "fora baiano", pelo fato de Benito ter vindo da Bahia.

De acordo com uma fonte, as manifestações mais fortes foram contra Benito. Irritada, segundo informou a fonte, Rosalba teria discutido com um dos manifestantes. As faixas criticavam a administração e faziam referência ao secretário. "Governadora Rosalba, uma administração que falta saúde, segurança e educação. Em fim (sic) falta tudo!", dizia uma delas. "Governadora Rosalba, sua baianada é indigesta para o povo do Rio Grande do Norte", afirmava a outra.

Além da má avaliação do governo, o protesto tinha também uma conotação política de reação ao ato de Benito Gama, presidente nacional do PTB em exercício, de destituir o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), representante do município na Assembleia Legislativa, do comando estadual da sigla.

Na semana passada, o baiano Benito Gama recebeu título de "persona non grata" da Câmara Municipal de Currais Novos.

A disputa política entre Benito e Ezequiel, que faz oposição ao governo Rosalba, acabou provocando um mal estar entre os aliados do governo. Isso porque Ezequiel tem proximidade com o PMDB, partido ao qual é filiada sua irmã, Milena Galvão. O deputado federal Henrique Alves (PMDB) e o deputado estadual Walter Alves (PMDB) se posicionaram contra a postura do auxiliar de Rosalba. Os peemedebistas inclusive têm feito algumas críticas à gestão estadual.

fonte:diariodenatal

Nenhum comentário: