MINEIRO PARTICIPA DA I CONFERÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BIOMA CAATINGA.

Hoje e a manhã (17 e 18), representantes de todos os setores da sociedade vão discutir a gestão do bioma Caatinga e as possibilidades para a integração de políticas públicas e ações. 

Eles estarão reunidos na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza, durante a realização da “I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio+20”.

O deputado estadual Fernando Mineiro, do Partido dos Trabalhadores do RN (foto) vai participar da Conferência no painel "Assembleias Legislativas". 

O parlamentar vai participar do debate sobre o papel dos legislativos estaduais na promoção do desenvolvimento sustentável na caatinga e vai falar ainda sobre os projetos propostos no Rio Grande do Norte. 

Na ocasião, Mineiro vai falar sobre o projeto de combate à desertificação, que atualmente tramita na Assembleia Legislativa. A mesa do deputado começa às 16h30.

O resultado das discussões será consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma.

A Declaração da Caatinga será apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, conforme acordo estabelecido entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará – CONPAM e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA.

A manifestação formal desses compromissos entre os tomadores de decisão mais relevantes tem o propósito principal de elevar o patamar de prioridade da agenda político-institucional relacionada ao bioma Caatinga em todas as esferas da sociedade brasileira, permitindo, inclusive, o estabelecimento de um processo permanente de governança.

A Conferência será um dos eventos que marcarão o 60º aniversário do Banco do Nordeste e pretende definir os caminhos de um futuro sustentável para o principal ecossistema da região, bem como assegurar um comprometimento político renovado frente às lacunas que ainda existem e aos novos desafios emergentes para a implantação de uma economia verde no semiárido brasileiro. 

Paralelamente à Conferência Regional, ocorrerá a Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga, na qual serão expostos os resultados de iniciativas exitosas desenvolvidas nos nove estados participantes.




Fonte: Assessoria do Mandato c/ Banco do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.