ARTIGO DA SEMANA.

.
PÁSCOA
(Por Rubens Coelho - jornalista - rubensfcoelho@hotmail.com)

Domingo de Páscoa, o que para os cristãos deveria chamar-se Domingo da Ressurreição, o evento mais importante, pois significa que Cristo ressuscitou para a vida, vencendo a morte, concedendo para aqueles que Nele creem a promessa de um lar eterno no céu ao lado do Salvador.

Há muitos equívocos a respeito do Domingo de Páscoa e seu significado. Muitos o relacionam com os ovos e o Coelhinho da Páscoa. Não ha nenhuma analogia entre a ressurreição de Jesus. Biblicamente falando, inexiste essa conexão com as tradições modernas. O que ocorreu é que, a fim de tonar o Cristianismo mais atraente para os não-cristãos, a antiga Igreja Católica Romana misturou a celebração da ressurreição de Jesus com as celebrações dos rituais da fertilidade que ocorriam na primavera. Estes rituais de fertilidade da origem ao ovo de páscoa e das tradições do coelho.

Em Mateus:28,1, Marcos;16.2.9; Lucas 24:241; João:20 1.19, está bem claro que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, domingo. Tornando-se o evento mais digno de ser comemorado. Como resultado, muitos cristãos defendem celebrarmos a ressurreição como “domingo da Ressurreição” e não de Pácoa. Seria muito mais apropriado e bíblico. Tirar o foco principal desse dia para a bobagem de ovos e coelhinho de Páscoa é uma distorção inaceitável para os verdadeiros cristão. Que, aliás, diga-se de passagem, deve ser comemorado todo os dias do ano.

Na verdade, a Páscoa é uma festa tradicional dos judeus, que comemoram a libertação do seu povo da escravidão egípcia. E, Jesus há seu tempo participou desses festejos que envolvia toda Israel.

Alguns símbolos da Páscoa: De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre o ovo. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, o ovo tornara-se sagrado. De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa.

Comentários

Unknown disse…
QUERIDO HERBERT, DESCULPA A INVASÃO NESSE ESPAÇO MAS FOI A UNICA FORMA DE ME COMUNICAR COM VOCE. SOU CHICO FILHO LOCUTOR DA RÁDIO VIDA DE MARTINS, NOS CONHECEMOS QUANDO VOCE VEIO AQUI EM MARTINS JUNTAMENTE COM MAZONI, LEMBRA? TENHO UM BLOG TAMBÉM: ideias-emmente.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.