AS DOENÇAS COMEÇAM NA MENTE.

.
AS DOENÇAS COMEÇAM NA MENTE.
(Por Paulo Tarcísio Neto)*

Diversas filosofias e religiões antigas, dentre elas o budismo e o Kabalion egípcio, se referiam à comum idéia de que o Universo é Mental. Tanto no âmbito de que tudo o que existe surgiu da mente de um Grande Arquiteto Universal, quanto na perspectiva de que o nosso próprio universo pessoal é mental.

Se observarmos bem, quando estamos alegres, o mundo tem uma tonalidade; quando tristes, tudo parece cinza e as pessoas menos valorosas do que realmente são... Dizia uma grande filósofa russa, madame Blavatiski: “A mente é a grande destruidora da realidade”.

Se a mente consegue distorcer até a mais objetiva das realidades, imagine o que não é capaz de fazer em nosso corpo. Muitas doenças surgem simplesmente de nossa mente; aliás, ousaria dizer que são poucas as enfermidades que não tem, nem que seja, um “pezinho” na psique.

É difícil, depois que uma doença está estabelecida no físico, vencê-la apenas de “cima para baixo”, isto é, consertando a mente e esperando que o restante conserte por conseguinte. No entanto, necessitamos de trabalhar em uma mão dupla: se tratamos apenas o físico e não cuidamos de nossa psique, as doenças reaparecerão com novas facetas, porém provenientes de uma mesma raiz.

Cada caso é um caso, cada ser humano é único, mas a experiência humana, em sua essência, é muito semelhante, de maneira que algumas diretrizes gerais costumam cair bem para quase todas as pessoas.

A vida guarda um mistério presente em todas as religiões e filosofias antigas: a generosidade, de coração, é a chave da felicidade. O homem se realiza quando aprende a abrir mão de si mesmo em nome de algo que está para além dele mesmo. Uma ideia, um sonho, uma fé...

Estar alegre ou triste é uma questão de escolha. Você acorda de manhã e deve escolher como estará o seu humor. A vida nunca deixará de ter problemas e se esperamos que eles sumam para que sejamos felizes...
Aceite a vida. Se a rejeitamos, ela nos rejeitará e nunca descobriremos seus mistérios assim...

A saúde começa na mente. Mens sana in corpore sano!



(*) acadêmico de Medicina UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.