NEOLIBERALISMO FORA DE ÉPOCA.

.
NEOLIBERALISMO FORA DE ÉPOCA
(Por Crispiniano Neto - advogado, jornalista, professor, poeta e engenheiro agrônomo)
.
O governo Rosalba Ciarlini está seguindo à risca o catecismo neoliberal. O nosso, é o estado cujo investimento em segurança menos cresceu. Em contrapartida o número de mortes se elevou substancialmente. O programa do Leite está sofrendo drástica redução. Em Carnaubais se distribuíam mil litros de leite por dia. Caiu para 200 litrinhos. 
.
Em breve os resultados serão contabilizados em forma de mortalidade infantil, desnutrição e todas as doenças provocadas pela carência de proteínas e estes meninos terão muito menos capacidade de estudar e de vencer na vida. O investimento na saúde está sendo reduzido drasticamente. Foi assim com FHC, com Thatcher, com Reagan, com Berlusconi, com Papandreau, com Fujimori. Eles conseguiram fazer um mundo bem pior. O resultado está aí na nossa cara cada vez que ligamos a TV. 
.
Rosalba, com certeza, está feliz seguindo a vanguarda do atraso. É a modernidade das cavernas. Quando assumiu, ela disse que o RN estava à beira do abismo. Agora dizemos, "Este é um Estado que vai pra frente..." É lamentável, mas o Rio Grande do Norte está cometendo a estultícia de entrar no neoliberalismo depois que o mundo inteiro testou e viu que deu errado. Nos tempos de Collor até que se entendia. 
.
Havia a expectativa de uma experimentação. Agora, porém, depois que deu errado "nas quatro pruvença do mundo", tentar implantá-lo é mais que burrice é incompetência. É mesmo irresponsabilidade. Pobre Rio Grande do Norte, sempre tratado como "piotário", aquele foi pioneiro de muita coisa que quando deu certo, a solução foi transferida para outros lugares. 
.
Agora estamos servindo de cobaia para experiências que comprovadamente já deram errado. Fazer o quê, num governo que está mandando para a Assembleia Legislativa uma lei que já existe desde 2008...
.
.

Comentários

Rui Nascimento disse…
O PSDB/DEM é experiente na arte da “destruição social”. Saúde, Educação e Segurança Pública que o digam. Mas esta foi a escolha feita pelo povo do RN e os exemplos do resto do mundo certamente não servem para nosso Estado.
O neoliberalismo, cartilha defendida por estas duas legendas partidárias, já mostrou que não é um modelo econômico a ser seguido, o mundo capitalista que o diga, pois o povo é quem está pagando, e caro, a conta da irresponsabilidade dos governos que se aventuraram nessa forma de penalizar os cidadãos, na defesa irresponsável do: menos estado e mais capital, com a idéia de que isso seria a solução econômica para um mundo pós guerra-fria. A conta é alta e o resultado é a quebradeira que contamina as economias mundiais, as outrora, potências capitalistas.
O mundo se contaminou com a ilusão capitalista e o resultado todos estão vendo. Quem será o próximo?

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.