- MOSSORÓ RESISTE: MARIA ESPAIA BRASA NO CARNAVAL 2010.

.
.
.
.
MARIA ESPAIA BRASA CARNAVAL 2010
.
MARIA VAI QUE VAI.
.
Ivonete Soares, Kydelmir Dantas e Tony Silva, decididos a não deixar o carnaval mossoroense sucumbir por completo, mesmo diante de todas as dificuldades que vêm enfrentando, este ano vão levar às ruas a já tradicional boneca MARIA EXPAIA BRASA.
.
Veja abaixo a correspondência que me foi encaminhada:
.
"Você já participou de correntes? De lista de chá de panela, chá de papeiro, chá de casa nova? Não têm cristão ou não cristão que não tenha participado destas experiências coletivas, de solidariedade e amizade. Pois bem, nós estamos lhe convidando para participar da lista dos Amigos de Maria Espaia Brasa.

Explico: há nove anos todas as terças feiras de carnaval, da casa da atriz Tony Silva, no bairro Santo Antonio temos dado vida ao carnaval de rua e a presença negra em Mossoró fazendo desfilar, acompanhada por centenas de pessoas, a Boneca Maria Espaia Brasa. Esse ano de 2010 não será diferente. Sairemos na terça com chuva ou sol, pois a Maria vai que vai, linda, vistosa, abusada e rodeada de amigos, dentre eles você. Só falta uma coisa: dinheiro para a orquestra e carro de som. Por isso estamos convidando você a prestar sua solidariedade com a Maria colaborando com o pagamento destas “exigências” para a festa ser mais bela.

Isso ocorre porque um de nossos parceiros mais presentes a Prefeitura Municipal de Mossoró este ano não destinará apoio financeiro ao carnaval. O Apoio da prefeitura bancava a orquestra. Ainda não temos resolvido também o apoio para o carro de som, que tem sido parcialmente bancado pelo Sindicato dos Petroleiros do RN.

Já cortamos os gastos extras tipo o Carnaval das Crianças, que ocorria no sábado onde realizávamos oficinas de identidade negra e história do carnaval, oficinas de confecção de fantasias, fazíamos um baile com a escolha do rei e da rainha do carnaval da Maria Espaia Brasa. Não realizaremos também o Encontro dos amigos da Boneca,geralmente um almoço com samba,marcha,reunião,alegria. Não realizaremos ainda a feijoada da terça feira. Reciclaremos a fantasia da Maria. Manteremos as despesas com o SPA (reconstituição e renovação do rosto e mãos de Maria)e confecção dos troféus. Cortes, cortes e cortes não impedirão de que com sua colaboração, a criatividade e alegria dos amigos e foliões que seguem a Maria realizemos um lindo carnaval, inesquecível e feliz, homenageando os tradicionais blocos de carnaval de rua que a duras penas mantêm a tradição e a nossa cultura local. Blocos que teimam em resistir e renascer das cinzas como Fênix da caatinga ou seria melhor dizer cardeiros e juremas que florescem e exaltam a vida depois dos duros dias de sol e sequidão?

Novos tempos virão para Maria e para o carnaval de Mossoró. Vamos contribuir com este processo?

Sua colaboração é livre, mas que tal “uma onça”?Cinqüenta reais seriam maravilhosamente bem vindos. A lista é grande, a certeza é pouca. Não se preocupe, contas serão prestadas e tudo que for recolhido será usado e bem usado.

Você pode depositar sua contribuição na conta em nome da atriz Tony Silva, no Banco do Brasil, agencia 00361,conta nº 30632-0, opção poupança (01), ou entregar pessoalmente para Tony Silva e/ou Kydelmir Dantas.

Contamos com você. Vamos manter a Maria linda e negra na rua.

Por isso e muito mais, na terça feira gorda de Carnaval “Vista sua fantasia e vem brincar na Maria”.

Faltou dizer o nosso carnaval será uma homenagem aos blocos de rua e receberão o trofeu Maria Espaia Brasa neste Ano de 2010 Zélia Piató e José Neto de Almeida,amigos e foliões da Boneca desde seu nascimento.

Nosso encontro está marcado, terça feira de carnaval, 17 horas, na Rua Melo Franco, nº. 1398 – Bom jardim (residência de Tony Silva), seguindo a Melo Franco, Prudente de Morais, Juvenal Lamartine, Rua Delfim Moreira c/ retorno a Melo Franco (1398) previsto p/ as 22h00min horas.

Saudações Carnavalescas a todos e todas.

Forte abraço
Tony Silva
Kydelmir Dantas
Ivonete Soares"
.
.
.

Comentários

Anônimo disse…
Caro amigo Herbert. Esse trio - Tony Silva, Kydelmir Dantas e Ivonete Soares - é, com todo o respeito aos cristãos, inclusive eu sou um deles, pode-se comparar à santíssima trindade, Pai, Filho e Espírito Santos, da cultura de Mossoró. Espaia Brasa prá frente gente! Voces, hoje, são a nata do carnaval mossoroense. Parabéns!. Togo Ferrário.
Herbert Mota disse…
Meu caro Togo Ferrário, concordo contigo totalmente. É exatamente de gente dessa estirpe que precisamos para que as tradições de Mossoró (embora a contragosto da poder público) não sofra solução de continuidade. Obrigado pela opinião.
Anônimo disse…
Caros Togo e Herbert.
Os afagos são bons ao ego. Por isto fazemos bons amigos.
Grato pelas palavras e esperamos vosmecês espaiando brasas com suas Marias.
Pois a 'NÊGA' vai botar pra lascar!!!
Kydelmir Dantas
Mossoró - RN

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.