11 dezembro 2009

- AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA EM TIBAU.

.
A cidade praia de Tibau realizou uma audiência pública, nas dependências da Câmara Municipal a respeito da atuação do aparelho de segurança pública, hoje e no período de veraneio verão que se aproxima, um assunto da comunidade, dos visitantes e turistas, que ali permanecerão, na maioria, até o carnaval, em meados de fevereiro do próximo ano.

A audiência aconteceu na última quinta (10/12), com a presença do prefeito de Tibau, Francisco Diniz, vereadores, professores, conselho tutelar, comando da polícia local, da população e do Coronel Elias Cândido, comandante do II Batalhão da Polícia Militar, em Mossoró, que ocupou o maior espaço de tempo para explicar as operações a serem efetuadas a partir da próxima semana e como fica Tibau, após o veraneio.

As ausências mais comentadas na audiência pública sobre segurança em Tibau foram de juiz e promotoria, da comarca de Areia Branca, além do Capitão Gomes, do Peltran; e Caetano Balman, delegado de Areia Branca, Tibau e Grosso, que haviam sido convidados e não justificaram as ausências.

O Coronel Elias revelou que a polícia militar atuará durante todo o período de verão e após, em parceria com a prefeitura, que dará suporte no fornecimento de alimentação e hospedagem para os policiais. Coronel Elias garante que Tibau terá durante o verão em torno de 40 policiais nos finais de semana – sexta, sábado e domingo - número que será acrescido, de acordo com a necessidade e que após o verão, o destacamento da cidade, que conta atualmente com seis policiais, passará a contar com a estrutura de um pelotão para o seu dia-a-dia, com 20 policiais permanentemente, duas viaturas e duas motos. Durante os festejos de Natal e Ano Novo, Tibau contará com um efetivo de 60 homens para manter a segurança dia e noite.

A segurança de Tibau durante todo o período de veraneio estará a cargo do próprio Coronel Elias, que se transfere para a cidade praia nos próximos dias e acompanhará de perto as ações. Tibau contará também com um trailler com estrutura permanente de uma viatura e duas motos e o policiamento fará abordagens nas estradas de acesso a Tibau, como Gangorra, estrada Grossos-Tibau, via litorânea e Icapuí.

A partir da próxima semana Tibau recebe também uma camioneta Chevrolet S10, e mais uma viatura, dependendo da necessidade, além de seis animais da cavalaria, para manter a ordem na orla marítima, fazendo um policiamento preventivo.

A respeito da poluição sonora, assunto que ocupou boa parte da audiência, o Coronel Elias foi bem claro: “Vamos tomar essa responsabilidade também, estaremos equipados com decibelímetro durante as 24 horas, para sanar essa solução”.

A respeito da violência e assaltos em Tibau o Sargento Jailson Nogueira, comandante do destacamento foi taxativo: “Eu desafio qual o policial que mais colocou traficantes na cadeia, fazemos um trabalho ostensivo e os principais traficantes que residiam em Tibau foram tirados de circulação”.

Na semana que vem haverá uma reunião no II Batalhão da PM, quando serão acertados toda a logística para o policiamento em Tibau, durante e após o verão.
(Com informações da Jornalista Lúcia Rocha - Gerente de Comunicação de Tibau)
.
.
.

Nenhum comentário: