- O JUSTO PROTESTO DOS AGENTES DE TRÂNSITO DE MOSSORÓ.

.
Os Agentes de Trânsito do Município de Mossoró, que a população em geral, cognominou de ‘amarelinhos’, mantém movimento paredista desde o último sábado (21/11). Não obstante uma discussão, mesmo acanhada, sobre os limites da atuação dos Agentes na organização do Trânsito, logo após o início da ‘municipalização do trânsito’, ocorrido no mês de junho transposto, notadamente sobre o chamado ‘poder de polícia’, foi exatamente um fato ocorrido na sexta-feira (20/11) que trouxe à tona a discussão.
.
A tentativa de homicídio sofrida pelo agente municipal de trânsito Ítalo Thiago da Silva Cunha, quando abordara dois homens em uma moto, serviu para alertar toda a categoria que, agora, reivindica melhores condições de trabalho e, no esteio das discussões, uma definição quanto aos os limites de sua atuação.
.
O fato é que, não existe dispositivo legal que garanta aos Agentes de Trânsito, por exemplo, o direito ao porte de arma. Já no que se refere ao uso de coletes à prova de balas, o que, em tese, ajudaria a protegê-los de inesperados gestos de violência advindos de ‘condutores’, quando abordados, ao contrário do porte de arma, não existe ilegalidade para que façam uso de tal equipamento de proteção, aliás, neste caso, de cunho necessário.
.
Uma outra reivindicação dos Agentes de Trânsito dispõe sobre a Gerência de Trânsito (GETRAN) ser agregada à Secretaria de Defesa Social, o que, em tese, asseguraria o poder de portar armas. Neste caso, é preciso separar a função do Agente de Trânsito e do Guarda Municipal.
.
O Gerente de Trânsito, Walter Pedro, como técnico, vem desempenhando um trabalho à altura das expectativas, não obstante as questões de ordem legal (burocráticas), sejam verdadeiros entraves para o atendimento da maioria das reivindicações dos Agentes de Trânsito.
.
Eu, particularmente, sou um defensor da municipalização do trânsito, em todos os sentidos. A propósito, a nossa Constituição Federal, por exemplo, é uma verdadeira ‘Carta Municipalista’, já que, sem precedentes, destina capítulo especial aos municípios. Afinal, ao fim e ao cabo, a vida acontece realmente no nosso município, no nosso bairro, na nossa rua, na nossa casa.
.
.
.
- C U R T I N H A S
.
.
DAVI LEITE – Advogado, político, poeta e um defensor da cultura popular do nosso velho e bravio RN, David Medeiros Leite, terá seu livro de poemas, ‘Incerto Caminhar’, lançado no próximo dia 27 de novembro (sexta-feira), às 20h00, tendo como local os Jardins da TV Cabo Mossoró (TCM), na Rua Dr. João Marcelino, 2010, Mossoró, RN. A Editora é a conceituada Sarau das Letras.
.
FRASE DA SEMANA: "Só vou assistir o filme sobre a vida do Lula se ele morrer no final". (de um leitor da Folha de São Paulo comentando a crítica do filme "Lula, Filho do Brasil")
.
CAMPEONATOS – Na quarta-feira (25/11), às 20h50, pela Copa Sul-americana, LDU x Fluminense; Sábado (28/11), às 16h00, pelo Campeonato Brasileiro Série ‘B’, Ipatinga-MG x Vasco e Ceará x América-RN; Domingo (29/11), às 16h00, pela Série ‘A’ do Campeonato Brasileiro, Corinthians x Flamengo e Goiás x São Paulo. Todos esses jogos poderão ser assistidos no Hotel Thermas. Melhor, só ao vivo.
.
UM 'NÃO' BEM GRANDE – Em sua passagem por Mossoró, na última sexta-feira (20/11), o Vice-Governador Iberê Ferreira de Souza, antes de ser parte na ‘Audiência Pública’, promovida pela Câmara de Vereadores, foi instado, reservada e conjuntamente, por representantes dos clubes Potiguar e Baraúnas, a se pronunciar acerca de ‘auxílio’ do Governo do Estado destinado às equipes para o campeonato estadual do ano que vem. Como resposta os dirigentes ouviram do futuro governador do RN, o seguinte: 'procurem a governadora Wilma de Faria; ela está no governo até abril do ano que vem.'
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.