- GRANDEZAS E MISÉRIAS DE UM NÚMERO.

.
GRANDEZAS E MISÉRIAS DE UM NÚMERO.
(Por Nelson Motta)

Apesar de neutro, o número 30 vem sendo, por misteriosas razões, humilhado e esculachado no Brasil. Talvez tudo tenha começado quando PC Farias aumentou a sua comissão para 30% sobre as verbas públicas, porque 10% era coisa de garçom. Mais modesto, o ex-ministro Rogério Magri foi flagrado pedindo propina de 30 mil, na época da inflação galopante, em dólares.

Depois foi Roberto Jefferson detonando o mensalão e revelando que a tabela básica da quadrilha era R$ 30 mil por cabeça, pela causa. Na lista de propinas do bingo carioca, a Polícia Federal encontrou juízes, delegados e políticos recebendo mesadas de… adivinhem quanto? Franklin Martins processou Diogo Mainardi por ofensas graves e pediu indenização pelos danos morais: R$ 30 mil.

Talvez a origem remota, que atravessa moedas e inflações, seja mesmo a dos 30 dinheiros de Judas. Parece mais atual do que nunca, quando Lula diz que nem Jesus governaria sem Judas, e sua tabela.

Mas o combalido 30 vai ser reabilitado na explosão de ritmo, dança, cores, alegria e sensualidade da grande arte de massa de Joãosinho Trinta, que, aos 73 anos, tem a sua vida dura e sua carreira gloriosa registradas em um belíssimo filme de Paulo Machline e Giuliano Cedroni, breve nas telas. De bônus, Joãosinho também reabilita os maranhenses, tão humilhados ultimamente pelos vexames de vocês sabem quem.

Joãosinho não é só o número um dos carnavalescos. É um dos maiores artistas brasileiros de nosso tempo, que revelou e reinventou um Brasil de sonhos e utopias, do zero ao infinito. Sua obra é nota dez.

Aos onze anos, Joãosinho descobriu a biblioteca pública e leu compulsivamente Shakespeare, Moliere, Goethe, Machado de Assis e inúmeros clássicos. Intelectual de rica formação, deu luxo e alegria ao povo, sem populismo, valorizando nossa diversidade e nossa síntese racial. Em 1989, transformou lixo em luxo e, desafiando a proibição da Igreja Católica, desfilou com o Cristo Redentor coberto de preto, cercado por centenas de mendigos sambando ao som da bateria da Beija Flor - um dos maiores momentos da arte brasileira no século 20. Ou 30.
.
.
.
C U R T I N H A S
.

RESTITUIÇÃO - A Receita Federal liberou hoje a consulta ao sexto lote da restituição do Imposto de Renda 2009 (o maior em sete anos), além do penúltimo lote da malha fina do IR 2008. Neste lote estão incluídos 2.138.133 contribuintes, segundo a Receita. Para saber se tem direito à restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/) ou ligar para o 146, bastando informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

AUSÊNCIA - Não tensido fácil manter a periodicidade deste pretenso blog, no que se frefere às postagens. Os que costumam acessá-lo (embora poucos, ressalte-se), com razão, reclamam. Aceito todas, sem exceção. Vamos, na medida do possível, tentar manter o nosso compromisso.

PARCERIA - Não sei mas, na condição de cidadão, gostaria de saber como está definida a parceria (se existente) entre o Município de Mossoró (Prefeitura Municipal) e a empresa Gondim & Garcia Produções, que está organizando o Mossoró-Mix, que acontecerá no próximo final de semana na Estação das Artes Elizeu Ventania. Trata-se de evento privado mas a sua realização, como sabido, será levada a efeito em um local público pertencente à municipalidade. Que o evento gera dividendos para a cidade e, principalmente, para a empresa idealizadora, não abrigo dúvida alguma. No entanto, por tratar-se de evento sem a participação do poder público (ao menos de forma declarada), o contribuinte, salvo melhor juízo, merece uma explicação. O site oficial do evento é http://www.mossoromix.com.br/.

COMENDAS - O desembargador (TRT-RN) José Rêgo Júnior e o advogado Francisco Valadares Filho, serão condecorados com merecidas honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Mossoró, RN, logo mais na Sessão Solene a realizar-se no Teatro Municipal. Serão, a partir de então, cidadãos mossoroenses.

FALECIMENTO - José Roberto Holanda de Oliveira, 'Robertão do Del Plata', como era mais conhecido, não mais encontra-se entre nós. Lutou braviamente mas, hoje, infelizmente, foi vencido por enfermidade que se arrastava há algum tempo. o sepultamento ocorrerá no final da tarde no cemitério São Sebastião, em Mossoró. Na pessoa de sua esposa, Emília Bezerra, os meus meus pêsames extensivo a todos os familiares.

FALECIMENTO II - O prefeito Jaime Batista (63), em decorrência de um acidente automobilístico, ocorrido ontem a noite, quando viajava de Afonso Bezerra para Angicos, cidade que comandava, como chefe do Poder Executivo.

IBERÊ - O futuro governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, tem declarado que só existe uma possibilidade de não ser ele candidato ao governo: se Vilma de Faria (atual governadora) permanecer no cargo para cumprir todo o mandato.

.

www.twitter.com/herbertmota

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.