- SENADO DECIDE HOJE A TARDE SOBRE USO DA INTERNET NAS ELEIÇÕES.

.
Que a internet terá papel preponderante nas eleições do ano que vem, isso ninguém tem dúvida. E é exatamente sob este prisma que os senadores decidirão, hoje a tarde, se haverá restrições à internet nas eleições de 2010 e (o que é pouco provável) se o eleitor poderá saber quem bancou a campanha dos candidatos antes do dia da eleição.

Na realidade a questão versará sobre dois pontos a serem submetidos à votação nominal (aberta): restrições à internet e doações ocultas.

Sobre as restrições à internet, uma das propostas que passaram sob o crivo do Senado será a emenda do Senador Aloizio Mercadante, do PT de São Paulo, que extirpa as restrições à internet inseridas no bojo do projeto dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE).

Relativamente às doações, os senadores decidirão se devem permanecer ocultas. É que, atualmente, o eleitor só sabe quem doou a cada candidato após a votação. Uma das propostas que trata da questão é a do senador Eduardo Suplicy (PT-SP): os eleitores teriam acesso a uma lista com os doadores de cada candidato nos dias 6 e 29 de setembro; já os partidos estariam obrigados a declararem as doações antes das eleições.

Pela lei em vigor, os partidos só abrem suas contas no ano seguinte à eleição. Uma beleza!

Importante lembrar que as novas regras, caso aprovadas, não entram imediatamente em vigor. Não. Para viger nas eleições de 2010, o projeto sendo aprovado no plenário do Senado, voltará à Câmara dos Deputados para, em seguida, ser submetido à sanção pelo presidente Lula e, finalmente, ser publicado no Diário Oficial até o dia 3 de outubro (obediência ao princípio da anualidade).
.
.
.

CURTINHAS
.
UERN - No próximo dia 28 de setembro, às 19h00, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará Assembléia Universitária de quadragésimo primeiro aniversário, em que serão empossados os Professores Milton Marque de Medeiros e Aécio Cândido de Sousa, respectivamente, nos cargos de Reitor e Vice-Reitor da UERN.
.
UERN II - Na mesma Assembléia em que serão empossados o Reitor e o Vice-Reitor, haverá a entrega do título honorífico de Professor Emérito ao professor Carlos Alberto de Lima Filgueira (Carlinhos Filgueira), por indicação da Faculdade de Educação - FE. Além desta comenda haverá, também, a entrega do Diploma do Mérito Administrativo a Antonia de Fátima Guimarães e da Comenda Medalha da Abolição a Dom Mariano Manzana, Pastor Martim Alves da Silva e Edy Lima Moura.
.
A FAVOR - O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) declarou ser favorável à total ausênciade restrições ao usoda internet nas eleições do ano que vem. No seu pensar, os blogs e demais sites mantidos por pessoas físicas devem ter total liberdade de expressão antes, durante e depois do pleito.
.
ASSEMBLÉIA - Da lavra da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Mossoró, tem assembléia marcada para as 09h30 da próxima quarta-feira (16/09), tendo como local o auditório do Sesi, cuja pauta levará à discussão os planos de educação dos municípios, à luz da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), pertinente à questão.
.
SEIS E MEIA - O cantor e compositor Zé Geraldo é a atração nacional, hoje, do Projeto Seis e Meia, lá em Natal; Na sexta-feira (18/09) cumprirá agenda em Mossoró, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, também no Seis e Meia. A atração local será o Grupo Vina. Imperdível.
.
KATIA - A engenheira Kátia Pinto, secretária de Desenvolvimento Territorial do Município de Mossoró, RN, concedeu, ontem, entrevista no programa Cenário Político da TCM e, demonstrando segurança, conhecimento e experiência, respondeu, tecnicamente, a todas as indagações. O ponto mais discutido na entrevista, lógico, foi a questão da recuperação da malha viária do município. Até dezembro estará totalmente recuperada. Afirmou.
.
.

www.twitter.com/herbertmota
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.