- DESEMBARGADOR EXPEDITO FERREIRA ASSUME PRESIDÊNCIA DO TRE-RN.

.
.
Expedito Ferreira de Souza - Presidente do TRE-RN
.
.
Com quase três décadas dedicadas ao Judiciário, desembargador Expedito Ferreira de Souza (foto) assume presidência do TRE/RN, hoje.
.
.
Nos últimos dois anos, o desembargador Expedito Ferreira de Souza exerceu os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Agora, o novo desafio de sua carreira a serviço da Justiça é dirigir o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Hoje (sábado, 30), às 17h, ele assume a presidência do Tribunal em solenidade oficial no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), na Rua da Torre s/n, bairro Tirol, próximo a entrada do Parque das Dunas, antigo Bosque dos Namorados.
.
Transparência dos atos do Tribunal e chegar mais perto do eleitor, com programas desenvolvidos pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/RN) são metas do novo presidente da Corte Eleitoral referentes ao relacionamento com a sociedade. “Essas iniciativas devem fortalecer a cidadania, conscientizando os eleitores sobre a importância do voto”, destacou o desembargador Expedito Ferreira de Souza, em entrevista concedida ontem. Outra marca que o desembargador deseja enfatizar é a da continuidade da pauta zero nos processos eleitorais e a da imparcialidade.
.
A principal meta quanto a administração da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte é “a valorização dos servidores do TRE/RN e das zonas eleitorais” – adianta o presidente eleito. Todo o esforço da gestão que se inicia é o de garantir a tranqüilidade do pleito municipal de 2008 e gerenciar este processo democrático que envolve mais de 2 milhões de norte-rio-grandenses em 167 municípios, com segurança, transparência e imparcialidade.
.
HISTÓRIA
.
Nascido em 24 de fevereiro de 1950 em Alexandria, o desembargador graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1979. Foi aprovado em concurso público para o cargo de juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado no ano seguinte. Filho de Pedro Ferreira de Souza e Alzenita Ferreira da Costa, Expedito Ferreira de Souza começou sua vida profissional no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, no ano de 1971. Foi 1o tenente da PM e delegado de polícia em vários municípios potiguares entre 1974 e 1980. Depois disso, foram quase três décadas dedicadas à magistratura.
.
Eleito para a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte em 19 de agosto, o novo dirigente da Corte Eleitoral, desempenhou suas atribuições judiciárias nas comarcas de Upanema (1980-1983), Martins (1983-1984) e Pau dos Ferros (1984-1987).
.
Em 2 de junho de 1987, começou a atuar como juiz de Direito da 2a Vara Criminal da Comarca de Mossoró – 3a Entrância, na qual permaneceu até 27 de junho de 1991, quando assumiu a 1a Vara Criminal daquele município. Desde 16 de setembro de 2004 é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, onde é componente da 1a Câmara Cível do TJRN.
.
Expedito Ferreira de Souza não se esquece dos mestres Meroveu Pacheco Dantas e padre Sátiro Cavalcanti Dantas, transmissores de conhecimentos para toda a vida, válidos em sua caminhada pessoal e profissional. Tampouco se esquece dos contemporâneos, acadêmicos de Direito, como Obdúlia Fernandes, Maria Soledade Fernandes, Cleto Barreto, Francisco Sales Matos, Ridalvo Costa e Francisco Xavier Pinheiro, entre outros colegas de bancos universitários.
.
Mas é à família a quem dedica seu trabalho e o novo desafio. É no apoio diário da esposa, Jeane Carlina Saraiva e Ferreira de Souza e dos filhos Keity Mara Ferreira de Souza e Saboya, juíza de Direito da 3a Vara de Execução Fiscal Municipal e Tributária; Érico Valério Ferreira de Souza, agrônomo; Karina Marta Ferreira de Souza e Vasconcelos, administradora de empresas; Klarissa Maíra Ferreira de Souza, advogada; Vanessa Saraiva, odontóloga; Vonney Saraiva, estudante, e as crianças João Paulo Saraiva Ferreira de Souza, Ana Clara Saraiva Ferreira de Souza e Pedro Henrique Saraiva Ferreira de Souza, que o novo presidente do TRE/RN tem tido forças renovadas para exercer seu trabalho cotidiano. Vocação jurídica que encontra continuidade no trabalho da juíza Keity, Érico, Karina e Klarissa, que decidiram também estudar Direito e trilhar as veredas da Justiça.
(Fonte: TRE-RN)
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.