- JUSTIÇA ELEITORAL REJEITA REPRESENTAÇÃO DE COLIGAÇÃO CONTRA JORNAL DE MOSSORÓ.

.
O juiz titular da 34ª Zona Eleitoral, Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, rejeitou a representação formulada pela Coligação Mossoró pra Você, que congrega as siglas: PSB, PT, PP, PRB, PCB, PMN e PSDB, que tem como candidata a prefeito a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), contra o Sistema Potiguar de Notícias, responsável pela circulação do semanário Folha Potiguar. A representação, cuja alegativa era a divulgação de pesquisa eleitoral no semanário Folha Potiguar, acerca da rejeição dos candidatos a prefeito de Mossoró, sem o devido registro perante a Justiça Eleitoral, exigia a condenação no pagamento de multa no valor de R$ 106.410,00(cento e seis mil, quatrocentos e dez reais). O juiz entendeu que a representação não merece acolhida, uma vez que "a redação da matéria veiculada pela Folha Potiguar, na edição que circulou nos dias 21 a 27 de junho últimos, é suficientemente clara, ao repassar ao leitor a notícia de que o blog do Advogado Herbert Mota realizou enquete, na qual as duas principais candidatas lideram os índices de rejeição." Mais adiante, o Magistrado especifica em sua decisão que "muito embora a matéria não tenha escrito, literalmente, as palavras do blog "Não se trata de pesquisa eleitoral descrita no artigo da Lei nº 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado", é este o sentido do texto produzido e vinculado pelo SISTEMA POTIGUAR DE NOTÍCIAS LTDA (JORNAL FOLHA POTIGUAR), que informou de maneira adequada ao leitor que se tratava de mera enquete – que, aliás, é o próprio título da matéria, realizada com internautas que freqüentam o blog do Advogado Herbert Mota."
.
NOTA: Importante acrescer sobre a matéria acima, que além do Jornal Folha Potiguar, vários jornalistas, radialistas de outros veículos de comunicação deram repercussão à enquete levada a efeito nesse pretenso blog, dando canta dos altos índices de rejeição das duas principais candidata ao pleito majoritário de Mossoró. À Folha Potiguar e a todos os que divulgaram o resultado, quero dizer que a independência e a imparcialidade são as molas mestras para a credibilidade que os profissionais da imprensa podem e devem dispor sempre em seu favor.
.
.
- G E R A I S -
.
CANGAÇO - Da SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, através de e-mail da lavra do velho cangaceiro Kildemir, recebo a informação de que a TV-E BRASIL, apresenta hoje às 22hoo, programa enfocando "70 Anos da morte de Lampião, Maria Bonita, Enedina e mais 8 cangaceiros na grota de Angico - SE, além do soldado Volante Adrião." O programa passeia pelo nordeste brasileiro para falar sobre a vida de Lampião em lembrança dos 70 anos de sua morte. O apresentador Ancelmo Gois entrevista a neta de Virgulino Ferreira da Silva, a jornalista Vera Ferreira. em Recife, uma conversa com Frederico Pernambucano, um estudioso da vida no cangaço. Vale a pena conferir hoje às 22h00, na TV-E BRASIL.
.
FECOMÉRCIO - Governadora reafirma parcerias com Fecomercio RN. Realizado no Dia do Comerciante (16/07), o Programa RN em Foco, voltado a discussão de temas importantes para o RN, promovido pela Fecomercio RN, teve como convidada a Governadora Wilma de Faria e público de quase 200 pessoas, formado pela classe empresarial do Estado, autoridades do Poder Executivo, Legislativo e imprensa. O presidente do Sistema Fecomercio/Sesc/Senac RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do setor do comércio e serviços para a economia do estado. A Governadora Wilma de Faria parabenizou o Sistema Fecomercio /Sesc /Senac RN pelos projetos implantados e ressaltou as parcerias firmadas com o Governo.
.
ENQUETE - Disponibilizada a partir de hoje, devendo permanecer até as 18h59 da apróxima sexta-feira, a enquete que tem por pergunta "QUEM TEM MELHOR PROPOSTA PARA MOSSORÓ?, isso numa referência aos quatro candidatos (pelo menos até agora), a prefeito de Mossoró.
.
ENQUETE II - Para que os senhores representantes das coligações não se arvorem no direito de ajuizar ação sem fundamento, lembro apenas que a referida enquete, não trata de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra nem utilização de método científico para sua realização, uma vez que depende apenas da participação espontânea dos interessados.
.
ENQUETE III - Lembrar, ainda, que a enquete, e isso é muito importante, não tem por objetivo incitar os internautas para uma avaliação negativa dos nossos candidatos. De modo algum. Na realidade a intenção é captar, mesmo que informalmente (repita-se à exaustão) apenas o nível de aceitação de cada uma das propostas perante a opinião espontânea dos internautas que acessarem este pretenso blog.

ENQUETE IV - Após o encerramento (17h59 do dia 25 de julho - próxima sexta-feira), o resultado será imediatamente publicado em matéria de destaque e ficará acessível a todos.
.
FÁTIMA BEZERRA - Assistí a uma matéria da TV Ponta Negra, no seu Jornal do Dia, edição de hoje a tarde, acerca das atividades dos candidatos a prefeito da capital, e confesso que fiquei impressionado com a cara de tristesa da candidata Fátima Bezerra. Aparentando um desânimo só, terminará por contagiar os companheiros de campanha. Creio que na hipótese de não acontecer ao menos um fato novo capaz de levantar o seu astral (a interveniência do presidente Lula, por exemplo) estará fadada apenas ao cumprimento de tabela e, quem sabe, garantir espaço para as eleições de 2010..
.
Comente esta postagem.
Obrigado pela visita.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.