- RENAN CALHEIROS: AO MENOS 41 SENADORES PODEM VOTAR PELA CASSAÇÃO



Dos 81 senadores, 41 afirmam votar hoje pela cassação de Renan

A maioria dos 81 integrantes do Senado declarou que votará na sessão fechada de hoje pela cassação do presidente da Casa, Renan Calheiros. Se os 41 parlamentares mantiverem, no voto secreto, a posição manifestada publicamente, Renan será o primeiro ocupante do cargo a perder o mandato. Aliados e adversários dele dizem apenas que a votação será apertada, mas não arriscam prognóstico sobre o desfecho.
Sem laptops e celulares, os senadores vão votar hoje o projeto de resolução que determina a cassação de Renan por quebra de decoro parlamentar.
Ontem, vários partidos definiram a orientação de voto para suas bancadas na sessão. O PT e o PMDB decidiram liberar suas bancadas para votarem como quiserem. Ou seja, não fizeram uma orientação explícita para os senadores votarem pela absolvição do peemedebista.
Já o PSDB e DEM orientaram suas bancadas (com exceção do senador João Tenório (AL), amigo de Renan) a votarem pela cassação do presidente do Senado.
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), numa espécie de declaração "me engana que eu gosto", disse que os parlamentares vão votar de acordo com as suas "consciências". "Não houve pedido nem orientação de voto. Entendemos que não cabe porque é uma situação em que cada senador é juiz, sua convicção deve ser formada com base no processo. Não houve orientação em nenhum sentido", disse.
Renan é acusado de ter utilizado recursos da construtora Mendes Júnior para pagar despesas pessoais, como aluguel e pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. E o resto do caso todo munda já sabe...
.
.
- G E R A I S -
.
OPORTUNISTA - Oportunista. Por mais que procure, não encontro outra palavra para qualificar o discurso feito pelo senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), na Sessão de ontem do Senado, defendendo a cassação do atual Presidente Senador Renan Calheiros, por quebra de decoro. Ninguém me disse. Assisti através da TV Senado.
.
TERGIVERSANTE - Digo assim porque, desde o início do episódio Renan, que já se arrasta há mais de três (03) meses, o nobre senador sempre tergiversou acerca do tema. De repente, não mais que de repente! eis que o denodado senador, saca um calhamaço de a4, faz uma leitura apresentando sinais de nervosismo.
.
NEGOCIAÇÃO - O discurso do senador Garibaldi Alves mostra que ele, salvo melhor juízo, é o chamado "boi de piranha", dentro de uma espécie de "negociação" envolvendo as bancadas do PMDB, PSDB e DEM, para a votação do Projeto de Resolução que cassa o mandato de Renan, na Sessão de hoje do Senado, tudo sob a chancela do Palácio do Planalto.
.
REI MORTO... - Para corroborar com as assertivas acima, o Jornal do Brasil traz manchete dando como quase certo o nome de Garibaldi para substituir Renan, caso este perca o mandato.
.
FAZ SENTIDO - Sim! Faz sentido, sim. Após o episódio Severino Cavalcante (nordestino) que foi subtituído por Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo, o Palácio do Planalto não pretende correr o risco de amargar uma nova derrota. É que sendo a sigla com a maior bancada no Senado, o PMDB tem, em tese, o "direito" de indicar o novo presidente. Garibaldi tem em seu favor três (03) atenuantes: é do PMDB, é nordestino e, de quebra, integra o chamado "baixo clero".
.
BANCADA - A Senadora Rosalba Ciarlini e o Senador José Agripino, que acompanham o fechamento de questão do DEM, votam pela perda do mandato de Renan.
.
ALIADO - O maior aliado do senador Renan Calheiros é o voto secreto...
...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.