- MINHA INFÂNCIA (Um conto de Clauder Arcanjo)

Minha infância

Abrindo um antigo caderno foi que eu descobri: Antigamente eu era eterno. (Paulo Leminski)
.
Volta e meia, a gente se sente invadido pela saudade dos tempos de outrora. Um dos períodos que nos causa mais suspiros poéticos, principalmente quando a marca do tempo avança sobre nós, é a meninice. Como escrever crônica é, antes de qualquer coisa, um ato de despir-se lentamente, em um strip-tease do espírito nas páginas dos periódicos, hoje, permitam-me, retirarei a minha pátina de segredo, se é que há, desse tempo pretérito.
Há infâncias repletas de dramas, dignas de pungentes relatos, eivadas de lágrimas e sofrimentos, passíveis de um diário lacrimoso. Mas, para decepção de alguns, e alívio de uns poucos, a minha infância teve um certo ar de leniência. A brandura dos meus pais, diria até aliada à pasmaceira da província natal, Santana tão presente em meus menores gestos, foi a responsável por uma certa blindagem — aqui estou copiando expressões dos economistas! E quem é que consegue ficar livre dessa turma? — às maldades do mundo. Não digo que não as presenciei, porém nada muito digno de nota.
Sei que a normalidade não é amiga da atenção dos leitores, no entanto insistirei em relatá-la. Nasci numa pequena cidade do interior do Ceará, Santana do Acaraú, eterna Licânia, aos 3 de março de 1963. Numa tarde chuvosa, com raios e trovoadas. Não me lembro do momento, contudo minha mãe, com uma certa emoção nos olhos, sempre me diz que quase não resistimos ao “tranco”. Pus primeiro os pés para o mundo — parto de burro —, o que dificultou sobremaneira o trabalho do jovem casal de médicos que nos assistia. Ao cabo da luta, restaram os dois — minha mãe e eu —, extenuados, desfalecidos, mas vivos.
Meu pai é discípulo do recato, e da palavra sóbria, nunca foi de gestos amplos e grandiloqüentes. Na sua brandura — é sempre chamado de Zequinha, e tem como sobrenome Arcanjo —, aprendi pouco tempo depois, reside a sua força, patrimônio valioso. Mais do que um pai exigente, tivemos em casa um companheiro, um conselheiro amigo. Nele, palavras e atos se comungam na
paz da mansidão. Nossa mãe: Maria Djanira. Em sua faina, a força da mulher nordestina, a fé inabalável nos dias vindouros, e o assomo dos Alves. O nosso quê de destemidos. Somos, então, filhos de uma Maria e de um José.
Eles, nos frutos, puseram, em cada um, o prenome de uma santidade. Maria José, José Maria, eu (Antonio Clauder), Francisco Sávio, e João Helder. Mamãe sempre confundiu os nossos nomes. Francisco Sávio, quando queria chamar o João Helder. José Maria, quando o “certo” seria Antonio Clauder.
De início, brincávamos com aqueles descuidos, hoje percebo que, por trás daquelas falhas, havia uma lição inquestionável: éramos iguais para ela. Em nós não via diferenças. Na puerícia, aprendi a respeitar o estudo, porta de entrada para um amanhã melhor. A prioridade número um de nosso lar era o aprendizado, nada poderia nos retirar dessa senda.
— Vou dar a vocês algo que ladrão nenhum rouba: a educação.
Hoje, sou eu que professo, para os meus, tais palavras.
Nossa mãe Maria nos enchia de bênçãos. Uma delas segue-me:
— É puro, é santo, é milagroso, e é bom! — a energia da palavra, o verbo antes da carne.
Os amigos eram fartos, as brincadeiras quase sem maldade. Os banhos no rio Acaraú, a bandinha de música, as caçadas de baladeira, as novenas de Senhora Sant’Anna, as idas ao Serrote da Rola, as caminhadas até o Eldorado e a Lagoa das Pedras. O futuro não nos apoquentava os passos, não nos cingia com o manto da preocupação. Tudo parecia eterno. Não havia, entre nós, a diferença malsã entre pobres e ricos, éramos tão-somente companheiros, e isso nos bastava.
Nunca fui desenvolto, nunca detive o jargão da malícia nos lábios. A timidez, logo por mim percebida, fez-me reservado, mas a enfrentei, submeti-a ao ridículo da exposição pública. Primeiro, sendo orador do jardim-de-infância. E como me tremiam as pernas! Com o tempo, passaram a me ver como sujeito atilado, desavergonhado de falar em público. Contudo, cá bem fundo, a pudica criança ri desse credo.
Levo, sem nenhuma vergonha, pela vida à frente, o lenitivo do meu passado.
De lá sempre ressurge lembranças travessas, meu tesouro maior. A minha pequena porção de simplicidade e mansuetude, afirmo sem pudor, veio dessa época. E este ar de riso traquino que, subliminarmente, eclode em algumas páginas, vem de Santana. Terra que concilia, na mesma praça pública, a dor do palhaço com a folgança do passaredo.

Clauder Arcanjo — Professor
clauder@pedagogiadagestao.com.br
Texto publicado no jornal Gazeta do Oeste, caderno Expressão, espaço
Questão de Prosa, edição de 22 de julho de 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.