-VILMA É REELEITA GOVERNADORA COM 52,38% DOS VOTOS VÁLIDOS.


Confirmando todas as pesquisas, Vilma de Faria se reelege e vai governar o RN por mais quatro anos.
Primeira mulher a governar o Estado do Rio Grande do Norte, Wilma Maria de Faria, (PSB) foi reeleita em segundo turno com 52,38% dos votos válidos (em 2002, venceu a eleição com 61,05% dos votos válidos), e encara seu segundo mandato à frente do Estado. Seu adversário, Garibaldi Filho (PMDB), obteve 47,62%.
Wilma Maria de Faria é professora universitária, divorciada e tem quatro filhos. É mestre em Educação pela UFRN, onde é professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Iniciou sua vida pública em 1979, quando foi nomeada para a presidência do Meios (Movimento de Integração e Orientação Social) pelo então governador do Rio Grande do Norte (e, à época, seu marido), Lavoisier Maia Sobrinho. Em 1983, assumiu a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (STBS) durante o governo de José Agripino Maia. Em 1986 foi eleita para a Câmara dos Deputados. Em 1988, Wilma venceu a eleição para a Prefeitura de Natal. Em 1994, disputou e perdeu a eleição para o governo do Estado. Dois anos depois, voltou a disputar o cargo de prefeita de Natal e venceu, sendo reeleita em 2000. Em abril de 2002, renunciou à prefeitura para disputar o governo do Estado e venceu. Nesta eleição, a disputa foi acirrada no primeiro turno, quando Wilma obteve 49,5% dos votos válidos e Garibaldi Alves Filho alcançou 48,6%. Mas as pesquisas já adiantavam a vitória da atual governadora. A última, divulgada no sábado, trazia Wilma com 52% dos votos enquanto seu adversário do PMDB aparecia com 42%. A coligação de Wilma inclui nove partidos: PSB, PTB, PT, PL, PPS, PHS, PMN, PC do B e PT do B.
Se preferir se aprofundar mais sobre os números das eleições, recomendo acessar o blog do jornalista Carlos Santos: http://www.herzogcarlos.blogspot.com
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O presidente Luís Inácio Lula da Silva elegeu-se com uma votação que superou os 58 milhões de votos. Veja o resultado final do segundo turno:
Lula – 58.294.170 votos (60,83%)
Alckmin – 37.542.978 votos (39,17%)
Brancos – 1.351.442 votos (01,71%)
Nulos – 4.808.489 votos (04,71%)
Abstenções – 23.914.242 votos (18,99%).
- G E R A I S -

ERASMO - Do Erasmo C. Firmino recebi a seguinte mensagem:
"Senhor Herbert Mota, não o conheço pessoalmente e não me recordo como cosegui o endereço de seu blog. O que sei é que, diariamente, o acesso e me deleito diante de textos tão bem escritos. Fiquei também empolgado com o juiz aposentado Assis Amorim, que também pretende entrar na blogosfera. Na qualidade de leitor assíduo, venho aqui dizer muito obrigado pelos textos. "
NOTA: meu caro Erasmo, sempre que acessar este Blog, se entender necessário, faça um comentário seja de que natureza for. Obrigado pelas palavras.

UMARIZAL - Com o resultado das urnas oficialmente divulgado ainda ontem, o prefeito de Umarizal, RN, empresário Rogério Fonsêca, consolida de uma vez por todas a sua liderança naquele município. É que Vilma de Faria, de uma maioria de cerca de 1.500 votos, passou para mais de 2000 votos. Detentor de um estilo de fazer política bem diferente de seus predecessores, Rogério, ao assumir o cargo, disse em seu discurso de posse que "a prefeitura estava sendo devolvida ao povo". Fato é que ele tem administrado o município mais fora da sede da Prefeitura, uma vez que, segundo ele, prefere um contato mais direto com a população. Um outro ponto que se destaca na sua administração é o fato de o povo ter realmente voltado a frequentar a sede da municipalidade. É comum nas segundas-feira, dia da feira daquele município, um grande número de pessoas oriundas das várias comunidades rurais em visita à sede da prefeitura para, desta forma, ter cntato diretamente com o chefe da municipalidade.

PAULO LINHARES - As ações que levaram a mossoroense Vilma de Faria a reduzir a margem de votos entre ela e o seu oponente, do primeiro para o segundo turno em Mossoró, foram todas positivas. No entanto, merece destaque o desprendido trabalho levado a efeito pelo advogado e presidente do IPE-RN, Paulo Afonso Linhares. Sem precisar de estardalhaço algum, o grupo por ele liderado nesta cidade deu uma prova de competência cujos efeitos, embora misturados às demais ações em favor da candidatura da governadora, somente darão os seus frutos daqui acerca de dois anos.

SEGUNDO TURNO - Existem eleições que, mesmo não havendo previsão legal, merecem mais um turno!

CONCURSO - Iniciando hoje e estendendo-se até a próxima sexta-feira (dia 3) as inscrições para o processo de seleção para professor substituto da Universiade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Estão sendo oferecidas apenas duas (02) vagas pelo Departamento de Educação, para professores que atuarão nas disciplinas de Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensin Básico, Educação de Jovens e Adults, Ensino de Matemática II e Ensino de Língua Portuguesa I. Os documentos (originais e cópias), no ato da inscrição: Carteira de Identidade; CPF; Curriculum Vitae devidamente comprovado; PIS; Pasep ou NIT.

POTIGUANÊS - Da Ivana Linhares recebi um e-mail muito interessante, reportando sobre as variantes da nossa lígua portuguesa, especificamente no que tange ao nosso bravio RN. Uma espécie de mini-dicionário:

"SÓ QUEM É POTIGUAR ENTENDE...

- Gente alta é galalau;

- Botão de som é pitôco;

- Se é muito miúdo é pixototinho;

- Se for resto é cotôco;

- Tudo que é bom é massa;

- Tudo que é ruim é peba;

- Rir dos outros é mangar;

- Faltar aula é gazear;

- Quem é franzino (pequeno e magro) é xôxo;

- O Bobo se chama leso;

- E o medroso se chama frouxo;

- Tá com raiva é invocado;

- Vai sair, diz vou chegar;

- "Caba" (homem) sem dinheiro é liso;

- A moça nova é boyzinha;

- Pernilongo é muriçoca;

- Chicote se chama açoite;

- Quem entra sem licença emburaca;

- Sinal de espanto é "vôte";

- Tá de fogo, tá bicado;

- Quando tá folgado,tá folote ou afolozado;

- Quem tem sorte é cagado;

- Pedaço de pedra é xêxo;

- Quem não paga é xexêro;

- O mesquinho ou sovina é amarrado, muquirana, mão de Vaca, ou pirangueiro;

- Quem dá furo (não cumpre o prometido ou Compromisso) é fulero;

- Sujeira de olho é remela;

- Gente insistente é pegajosa;

- Meleca se chama catota;

- Catinga de suor é inhaca.

PS.: Se além de potiguar, for mossoroense: Quando um lugar tá chato, a gente diz que tá chôco!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.