-ELES NÃO PERDEM NUNCA.

Querido Herbert,
A nossa última conversa, e especialmente essa frase, me deu o mote para este texto.
Estamos a sete dias para definirmos os nossos próximos governantes, após a primeira votação que levou a decisão final para um segundo turno, mesmo com uma enxurrada de pesquisas, apontando um vencedor já no primeiro turno, com percentuais que variaram de 13 a 5,88%, em favor da Governadora-candidata, o que não se consolidou.
Agora uma nova rodada de números aparece, Institutos apresentam pesquisas e mostram uma tendência bastante favorável à reeleição de Wilma de Faria. Leio, converso, questiono, indago e ninguém se mostra totalmente seguro, apesar do IBOPE, fato que me surpreendeu, mesmo com o “desenho” definindo o vitorioso, ou melhor, da vitoriosa.
A propaganda eleitoral do rádio e televisão mostrando, pelo menos por parte da coligação Vontade Popular, uns apelos mais arrojados,e alegres que no primeiro turno, parece que não emplacou. Embora não considere a propaganda eleitoral fator capaz de definir uma eleição, sem dúvida nenhuma, traz informações que levam o eleitor a refletir, principalmente quando é possível fazer um comparativo, e se isso aconteceu, foi em favor da Vitória do Povo(que bate sem cessar a tecla COSERN), isso se analisarmos pelo ângulo dos números recém mostrados nas pesquisas. Ainda teremos um debate, este sim, talvez sirva para bater de vez o martelo, levando ainda os indecisos a tomarem posição.
O mais interessante nessa última semana é a dança dos prefeitos, orquestrada pelos resultados das pesquisas. Alguns já fazem o caminho de volta, outros ficam com vontade de ir, mas um grande contingente se mantém onde está, mesmo com a “provável” possibilidade de perder. Nenhuma surpresa com relação a esse fato, afinal esse é o comportamento na nossa política, nenhuma novidade. Desde o dia 2, que prefeitos e candidatos eleitos e/ou derrotados estão mudando de lado, consolidando um retrato real da nossa forma (da forma deles) de fazer política; oportunista e inescrupulosa.
A “Lula-ético” é que vai de vento em popa, cresceu após o primeiro debate na tevê Bandeirantes e continua crescendo a cada debate, o que constata que o tempero que colocaram no “Chuchu” deixou o prato mais indigesto. A nova estratégia de marketing do Presidente-candidato na propaganda eleitoral, também está melhor, embora que “Não troque o certo pelo duvidoso”, não seja um apelo inédito em propaganda eleitoral, já foi bastante usado em campanhas passadas.
Na verdade essa campanha ficará na história do nosso Estado e do país, será lembrada como as eleições onde os programas partidários foram literalmente rasgados, onde o voto ideológico foi enterrado e que alianças não significam fusão de programas de governo, mas acordo de “compadres e comadres” , já com vistas às eleições de 2010.
Ao final do próximo domingo, independente do resultado das urnas, todos eles estarão vencedores, tantos os eleitos, propriamente ditos, quanto os derrotados. Farão a tradicional viagem a Europa, para um ‘confortável e merecido” descanso e retornam aos seus cargos. Derrotado, só mesmo ficará o Rio Grande do Norte, já afundado num déficit orçamentário, com a sua população, ainda crédula, agonizando e esperando por obras fundamentais que, em função exatamente da falta de recursos, dado o déficit atual, não sei se serão realizadas, mas, certamente se consolidarão em “novas/velhas” promessas, mais uma vez, em 2010. E que Deus nos ajude! (Bernadete Cavalcante - jornalista e colaboradora deste blog)
- G E R A I S -
Verdade nua e crua sobre a pesquisa realizada pelo IBOPE no RN e divulgada no último dia 20.
SOBRE A PESQUISA - Estes são os principais dados sobre a pesquisa.
Período: A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro de 2006.
Amostra: Foram entrevistados 812 eleitores em 38 municípios do Rio Grande do Norte.
Margem de erro: É de três pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: Pesquisa contratada pela Televisão Cabugi Ltda.
Registro: Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob protocolo número 16908/2006 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 22578/2006.
WILMA - Com 54% dos votos válidos, Wilma lidera com sete pontos de vantagem a disputa pelo Governo potiguar. De cada dois eleitores do Rio Grande do Norte, um pretende votar pela reeleição da atual Governadora, Wilma de Faria (50%). A outra metade divide-se entre o voto em Garibaldi Filho, 43%, votos brancos/ nulos, 3%, e indecisos, 4%.
ANÁLISE POR SEGMENTOS - A diferença de percentuais entre os dois candidatos é de 13 pontos (53% a 40% para Wilma) entre os homens (entre as mulheres, Wilma tem 48% e Garibaldi Filho, 45%).
Já entre os eleitores menos instruídos, aqueles com até 4ª série do Ensino Fundamental, a diferença entre ambos também é de 13 pontos percentuais (53% a 40% para Wilma), enquanto entre os mais escolarizados, com Ensino Médio ou Superior, Wilma tem 46% e Garibaldi, 45%.
Regionalmente não há diferenças de intenção de voto. Tanto em Natal quanto no conjunto de todo o interior, a candidata do PSB tem 50% das intenções de voto.
De cada quatro eleitores que avaliam positivamente a administração da Governadora, três (74%) pretendem votar pela sua reeleição, enquanto 21% preferem votar no candidato do PMDB.
DEFINIÇÃO DE VOTO - Dentre o eleitorado potiguar, 84% afirmam que já escolheram definitivamente seu candidato a Governador, enquanto 13% admitem a hipótese de mudar de candidato até o dia 29 de outubro. Quanto maior o poder aquisitivo do entrevistado, maior a probabilidade dele afirmar já ter seu voto definido (90% entre quem tem renda familiar superior a cinco salários mínimos).
Dos eleitores de Wilma, 91% estão decididos a votar nela e 8% ainda podem mudar de candidato. Já dos eleitores de Garibaldi Filho 85% estão certos que votarão no peemedebista e 14% admitem mudar sua decisão atual.
ESPONTÂNEA - Também na pergunta espontânea de voto Wilma lidera a disputa, mas com oito pontos percentuais à frente, 48% a 40%, enquanto 8% dizem-se indecisos e 3% afirmam que pretendem votar em branco/ nulo.
EXPECTATIVA DE VITÓRIA - De cada 10 eleitores do Rio Grande do Norte, seis (59%) acreditam na reeleição de Wilma. Este percentual é maior entre aqueles com poder aquisitivo mais alto (dois de cada três eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos aposta na vitória da candidata do PSB).
Dos eleitores de Wilma, 87% confiam na sua vitória, enquanto apenas 3% acham que Garibaldi Filho vencerá. Já dos eleitores de Garibaldi, 59% acreditam na sua vitória e 29%, apesar de votar no candidato do PMDB, acreditam que Wilma vencerá a eleição do dia 29 de outubro.
VOTO PARA PRESIDENTE - De cada três eleitores do Estado, dois pretendem votar em Lula para Presidente (63% na pergunta espontânea de voto). Geraldo Alckmin é o candidato preferido por 28% dos entrevistados (25% na pergunta espontânea). Dos eleitores de Garibaldi Filho, 51% pretendem votar em Lula e 46% escolhem Geraldo Alckmin. Já dos eleitores de Wilma a preferência de Lula é maior: 82% deles pretendem votar no petista e 15% no candidato do PSDB.
AVALIAÇÃO DA GOVERNADORA - Mais da metade dos entrevistados (51%) avalia positivamente a gestão da Governadora (com conceito ótimo ou bom), enquanto 32% a julgam como regular e 13% como ruim ou péssima. Da primeira pesquisa realizada pelo IBOPE, na segunda quinzena de agosto, a avaliação positiva da administração da Governadora sobe sete pontos percentuais (era 44%) - (Fonte: IBOPE)
SEGUNDO TURNO NO RN: Agenda dos Candidatos, hoje 23/10/2006 (segunda-feira)
Garibaldi Filho
08 h - Entrevista no Jornal 96
09h30 - Caminhada em Currais Novos
12 h - Almoço em Currais Novos
14h30 - Visita ao comércio de Currais Novos
15h30 - Caminhada em Currais Novos.
19 h - Comício no Bairro Santa Maria Gorete
21 h - Comício em Caicó
Wilma de Faria
10h – Natal
Caminhada com comícios-relâmpago
11h30 – Natal
Gravação de programas de Rádio e TV
15h – Natal
Caminhada e comício da Vitória do Povo
Local: Conjunto Panatis
18h – Natal
Caminhada e comício da Vitória do Povo
Local: Conjunto Nova Natal
21h – São Gonçlo do Amarante
Comício da Vitória do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.