PROCURADORIA GERAL DO ESTADO PEDE SOCORRO URGENTE AO TJRN.

Esta semana, o Procurador Corregedor Geral da Procuradoria Geral do Estado, Adalberto Targino, acompanhado das procuradoras Magna Letícia (Procuradora Geral do Estado Adjunta) e Fabiana Pinheiro (Procuradora Corregedora Substituta), reuniu-se com o Corregedor de Justiça, desembargador Vivaldo Pinheiro (TJRN). 
A reunião teve por objetivo pedir apoio jurídico operacional, a fim de celebrar parceria informal entre os dois órgãos, visando uma maior celeridade processual, através de um melhor funcionamento do sistema e-SAJ, no portal do Tribunal de Justiça, que está gerando problemas aos procuradores, no que diz respeito ao processo eletrônico, chegando a represar até 1.700 processos no mês passado. Por esta razão, a PGE encaminhou ofício ao desembargador Vivaldo Pinheiro, ressaltando a necessidade urgente de ser criado um mecanismo online de fornecimento ao advogado, no momento em que ocorrer falhas no e-SAJ, para atestar a impossibilidade de remessa da petição, como acontece com o PROJUDI, adotado pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ.

Esta falha no sistema, segundo Adalberto Targino, vem trazendo prejuízos e perda de prazos por parte de alguns procuradores, que, ao acessarem o sistema online do TJRN, muitas vezes ficam várias horas sem receber um retorno a respeito das petições urgentes, destinadas ao Tribunal de Justiça, suas Varas e Comarcas. Os transtornos à defesa do Estado são imensos.

“O mais grave de tudo isso é que, ante a escassez no número de procuradores (estamos sem concurso há mais de 10 anos), agravado pelo crescimento vegetativo dos processos e a quase duplicação das Varas da capital, há uma distribuição de mais de 60 processos diários, com prazos para serem entregues a cada procurador, sem falar no espaço físico da PGE, que não comporta metade de seus diversos órgãos”, destaca o corregedor Targino.

Para se ter uma idéia, são remetidos, diariamente, à PGE, processos de quatro Varas de Sucessões, cinco Varas da Fazenda e dois Juizados. O fato mais grave e que impede hoje o bom funcionamento da Procuradoria é a não certificação imediata no momento em que o sistema está inoperante, deixando o Procurador com prazos comprometidos.

Na visita ao Corregedor Geral de Justiça, os procuradores participaram, por alguns momentos, de uma reunião com a juíza corregedora auxiliar Patrícia Gondim, onde se discutiam os problemas com o portal e-SAJ. Na reunião, estavam presentes o procurador fiscal do município Thiago Caetano, a defensora pública Fabíola Gaudêncio, a diretora de secretaria da PGE, Ângela Oliveira e os diretores das varas da fazenda pública, que ali representavam a Direção do Fórum Miguel Seabra Fagundes.

A comitiva da PGE ressaltou a importância dessa discussão e aguarda posicionamento do Tribunal de Justiça para uma melhor prestação jurisdicional.
 
 
 
Com infirmações da jornalista Waleska Maux

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.