LIVRO REVELA DOM HÉLDER CÂMARA ATRAVÉS DE PEQUENAS HISTÓRIAS.

      A Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, lançou recentemente, no Recife, o livro Além das Ideias – Histórias de vida de Dom Hélder, do jornalista Félix Filho. Editado em parceria com o Instituto Dom Hélder Câmara, o livro apresenta o ex-arcebispo de Olinda e Recife de forma inovadora, através de pequenas histórias, no cotidiano de sua vida, nos relacionamentos com as pessoas, em gestos simples que encantam e relevam sabedoria, bom humor, simplicidade e fé.
 
O jornalista Félix Filho nos leva a conhecer Dom Helder na intimidade, revelando histórias só conhecidas dos amigos mais chegados. A originalidade da publicação é apresentar Dom Hélder para além das suas ideias. “É como reencontrá-lo a andar a pé nas ruas ou sentar-se ao seu lado na salinha da Igreja das Fronteiras” explica Félix, que conviveu com o arcebispo como padre na Arquidiocese de Olinda e Recife.

O autor reuniu diversas histórias que estavam guardadas na memória das pessoas que conviveram diretamente com Dom Hélder, ou mesmo espalhadas em livros publicados. “Meu compromisso foi o de pesquisar e escrever pequenas histórias que retratam como Dom Hélder vivia e agia. Fatos simples, corriqueiros, mas reveladores de uma personalidade impactante, de uma fé inabalável e, acima de tudo, de serviço ao Povo de Deus e amor aos pobres. Um São Francisco do nosso tempo”, afirma.

No prefácio, Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, bispo da Diocese Anglicana do Recife (DAR) e biblista renomado, ressalta a forma como foi escrito o livro: “do jeito típico de a Bíblia fazer, contar histórias. Nas Santas Escrituras, história é “torah”, isto é, instrução e lei para viver”.

“Felix nos dá a oportunidade de conhecer Dom Helder para além das ideias, em seus comportamentos, nas relações com pessoas, em gestos que encantam ao brotarem espontâneos no dia a dia. É aí que o homem verdadeiramente se revela na verdade sem cálculos, no despojamento e na simplicidade de cenários que não são criados para o público. Ele nos introduz na intimidade de Dom Hélder e assim, de certo modo, nos dá de presente sentir-nos também nós íntimos dele” escreveu na apresentação do livro o bispo anglicano.

O jornalista Félix Filho conheceu bem de perto Dom Hélder. Foi ordenado padre por ele na Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo designado para atuar na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. Trabalhou também no setor de comunicação social da Regional Nordeste II da CNBB. Atualmente é casado, pai de dois filhos, e já ocupou o cargo de presidente nacional da Associação Rumos/Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, entidade que reúne os mais de cinco mil padres católicos casados do Brasil. Hoje exerce o ministério sacerdotal na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na Diocese Anglicana do Recife – DAR, onde é membro do Conselho Diocesano.

Como jornalista profissional foi repórter do Diário de Pernambuco e das sucursais do Jornal do Brasil e Estado de São Paulo. Trabalhou também na TV Manchete e na TV Globo Recife, onde atuou por 15 anos como chefe de reportagem e editor-chefe do telejornal Bom Dia Pernambuco. Atualmente é gerente na Secretaria de Imprensa do Governo do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO:
 
Lançamento do livro: 
ALÉM DAS IDEIAS. HISTÓRIAS DE VIDA DE DOM HÉLDER CÂMARA
 
Quando: 25 de Janeiro de 2013
 
Hora: 20:00h
 
Local: Museu Histórico Lauro da Escóssia - Mossoró, RN.
 
Contatos com Félix Filho:
E-mail: fgbfilho@gmail.com
Telefones: (081) 9488.3194 / 3181.2226


Enviado por Pe. Guimarães Neto - Mossoró, RN. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.