13 agosto 2011

PROFESSORA IVONETE SOARES DEFENDERÁ TESE DE DOUTORADO NO DIA 26 DE AGOSTO.


..
A professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FASSO/UERN), Maria Ivonete Soares Coelho (foto), fará defesa de sua Tese de Doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo título é "DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL: uma avaliação da efetividade da política de assistência social nos municípios de Assú e Mossoró/RN (2004-2008)".
.
Uma Banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada e o evento acontece no próximo dia 26 de agosto, às 15h, no Auditório do curso de História, Natal. 

.
A tese teve como objetivo geral avaliar a efetividade da Política de Assistência Social nos municípios de Assú e Mossoró/RN, no período de 2004 a 2008, a partir da identificação de seus efeitos/impactos na vida de seus usuários. 
.
O processo metodológico da pesquisa constou de: 
a) Revisão de Literatura sobre a temática, Desenvolvimento, Políticas Públicas, Políticas Sociais Públicas, Avaliação de Políticas Públicas e Política de Assistência Social no Brasil; 
b) Pesquisa Documental junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Secretarias/Gerências Municipais de Desenvolvimento Social e Conselhos Municipais de Assistência Social, dos municípios de Assú e Mossoró/RN acerca do objeto de estudo e do campo empírico; 
c) Pesquisa de Campo que se constituiu da realização de Grupos Focais com usuários da Assistência Social e de entrevistas semiestruturadas com gestores municipais da Assistência Social, de Assú e Mossoró/RN. 
.
Utilizou-se, ainda, de observações participantes em atividades e eventos relacionados à Assistência Social nos municípios citados, tanto no campo da gestão, quanto no atendimento às demandas dos usuários. Articular os temas do Desenvolvimento e da Política Social Pública de Assistência Social constituiu-se no propósito teórico da tese. Para essa articulação, realizou-se, inicialmente, dois deslocamentos teóricos tanto relativos à noção de desenvolvimento, quanto ao conceito da Assistência Social, o que significou compreender o desenvolvimento enquanto mudança social e melhoria da qualidade de vida das pessoas, expressos na  expansão de suas capacidades e liberdades (SEN, 1993, 2000), e a Assistência Social enquanto um elemento do desenvolvimento. 
.
Tais deslocamentos possibilitaram pensar as Políticas Públicas e Sociais Públicas e avaliar a Política Nacional de Assistência Social realizada nos municípios pesquisados. Como produto, a tese apresenta a proposta metodológica de avaliação de efetividade de Políticas Públicas pela expansão de capacidades e liberdades, concluindo que a Política de Assistência Social realizada nos municípios de Assú e Mossoró/RN, por menor que fosse a escala/grau de seus impactos, causaram efetivações na vida de seus usuários e contribuíram para ampliar suas capacidades e liberdades, melhorando a  qualidade de vida e potencializando  condição de agentes desses sujeitos. 
.
Como resultado, constatou-se que essa Política apresentou efetividade e, por isso, considera-se nesta tese que ela é um elemento e uma aliada do desenvolvimento.
.
Membros da Banca
.
Interno - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA
Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Interno - 1149332 - LINCOLN MORAES DE SOUZA
Externo à Instituição - PAULO AFONSO LINHARES - UERN
Externo à Instituição - VANDERLAN FRANCISCO DA SILVA - UFCG
.
.

Nenhum comentário: