DILMA PRESIDENTE: CURIOSIDADES DO SEGUNDO TURNO.

.
Com 56,05% dos votos válidos, Dilma Rousseff (PT) será a primeira mulher a governar o Brasil.
.
A petista será ainda a 11ª mulher a ocupar o cargo de presidente na América Latina, sendo a oitava eleita.
.
Outros oito países latino-americanos tiveram uma mulher presidente: Bolívia, Haiti, Nicarágua, Equador, Guiana, Panamá, Chile e Costa Rica.

Empate
.
Entre as 80 cidades brasileiras que têm mais de 200 mil eleitores, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) venceram em 40 cada um. Na soma desses municípios, a petista obteve 52,22% dos votos válidos, contra 47,78% do adversário tucano.

Domínio
.
A petista Dilma Rousseff ganhou em todos os municípios de quatro estados: Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Amapá.
.
No Ceará, José Serra só conseguiu vencer em uma única cidade. Ele liderou a apuração em Viçosa do Ceará, onde teve 51,36% dos votos.

Pouca diferença em BH
.
Entre os colégios com mais de 200 mil eleitores, a disputa mais acirrada entre Dilma e Serra ocorreu em Belo Horizonte (MG), cidade natal da petista. Apesar do apoio do ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB), Serra venceu com uma pequena margem na capital de Minas Gerais. Foram 662.232 votos, contra 651.989 da petista.

Vitória larga na terra de Fidel
.
Fora do país, Dilma teve quase todos os votos em Havana, Cuba, terra dos irmãos Castro. Foram 248 votos (ou 97,64%), contra apenas seis de José Serra (2,36%).

Maior vantagem
.
Calumbi (PE) registrou a maior vantagem de Dilma Rousseff. Ela recebeu 96,51% dos votos válidos, contra 3,49% do adversário do PSDB. A vitória mais folgada de Serra foi em Porto Acre (AC), onde recebeu 80,33% dos votos válidos, contra 19,67% da adversária.

Disputa mais acirrada
.
As duas maiores ocorrências de equilíbrio no segundo turno foram registradas em Jaraguari (MS), onde Dilma ganhou por apenas um voto de vantagem (1.539 contra 1.538), e em Caiçara do Rio do Vento (RN), onde Serra recebeu 1.160 votos, contra 1.159 da petista.

Resultados semelhantes
.
Quatro cidades tiveram um resultado na eleição presidencial muito parecido ao registrado no país. Em Santa Maria do Herval (RS), Dilma somou 56,03% dos votos, e Serra, 43,97%. Em Maçambara (RS), a petista venceu por 56,04% a 43,96%. Em Diorama (GO), Dilma teve 56,06%, e Serra, 43,94%. Em Luís Antônio (SP), a candidata do PT liderou por 56,07% contra 43,93%.

Governadores
.
Com o resultado do segundo turno, o PSDB conquistou o maior número de estados: oito (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Roraima e Alagoas). O PSB soma seis governadores (Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Espírito Santo).

Virada
.
Dois estados tiveram virada no segundo turno em relação ao primeiro turno da eleição para governador. No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) derrotou Lucas (PTB). Em Roraima, Anchieta (PSDB) reverteu o placar contra Neudo Campos (PP).

Menos de 1%
.
Em Roraima, a diferença entre os dois candidatos ao governo que disputaram o segundo turno foi menor que 1%. Anchieta (PSDB) foi eleito com 50,41% dos votos válidos, contra 49,59% do adversário Neudo Campos (PP), que tinha sido o mais votado no primeiro turno.

Maior percentual de brancos
.
A cidade mineira de Dores de Campos teve o maior percentual de votos em branco do país. O município registrou 5,86%. Depois aparecem Monções (SP), com 5,18%; Grossos (RN), com 4,93%; e Desterro de Entre Rios (MG), com 4,89%.

Menor percentual de brancos
.
O município de São Félix do Tocantins (TO) registrou apenas um voto em branco (0,14%), menor percentual entre todos os municípios do país. Tonantins (AM) ficou em segundo, com 0,18%, seguido por outra cidade amazonense, Maraã, com 0,23%.

Maior percentual de nulos
.
Com 12,55%, Cacimbas (PB) registrou o maior percentual de votos nulos do país. Em Geminiano (PI), 11,98% anularam o voto. Em Patos do Piauí (PI), o índice ficou em 11,75%. Outra cidade piauiense, Ribeira do Piauí, teve 11,59% de votos nulos.

Menor percentual de nulos
.
Em Santa Rita do Trivelato (MT), apenas dez dos 1.075 eleitores que compareceram às urnas anularam seus votos (0,91%), menor percentual registrado no país. Em Westfália (RS), o índice ficou em 0,94%.Em Entre Rios do Oeste (PR), ficou em 1,03%.
(Fonte: Globo.com)
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

OBRIGADO . . .

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.