-É DO CEARÁ O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DO PAÍS


Ciro Gomes tem maior votação proporcional para deputado federal no país

Após duas disputas presidenciais sem sucesso, o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSB) foi o deputado federal mais votado do país, proporcionalmente, com 667.830 votos, o que representa16,19% do total. A grande votação obtida por Ciro Gomes possibilitou a eleição também de outros candidatos a deputado da coligação, que não conseguiram tantos votos como o ex-governador, mas foram beneficiados. Destacam-se entre os beneficiados os petistas José Nobre Guimarães e José Airton Cirilo.
MY BROTHER - José Nobre Guimarães, irmão do deputado federal José Genoíno (PT), ficou conhecido nacionalmente após um de seus assessores ter sido preso, em São Paulo, com US$ 100.000 (cem mil dólares) escondidos na cueca. Além desse escândalo, José Nobre Guimarães também foi envolvido no escândalo do mensalão por ter recebido dinheiro de uma conta do empresário mineiro Marcos Valério, aquele carequinha especialista em "caixa dois". Lembram!?
SANGUESSUGA - Já o José Airton, que quase venceu a eleição passada ao governo do Ceará, esperava ser ele mesmo o deputado federal mais votado. Sua pretensão foi frustrada, porém, por aparecer como um dos envolvidos no escândalo dos sanguessugas, como intermediário na venda de ambulâncias da empresa Planam à prefeituras.
PUXADOS - Fato é que os dois não teriam conseguido entrar na Câmara Federal se não fosse a grande votação obtia por Ciro, beneficiando, assim, a coligação formada pelo PSB, PMDB, PT e PP. José Nobre Guimarães teve 88.486 votos e José Airton, 59.786 votos.
QUOCIENTE - O quociente eleitoral para deputado federal no Ceará este ano, número que representa o mínimo necessário para o partido ou coligação (conforme o caso), eleger um candidato, era de cerca de 180 mil votos. A coligação de Ciro conseguiu eleger 14 deputados federais. Um dado interessante é que dos 22 deputados que se elegeram, apenas três tiveram uma votação acima do quociente eleitoral: Ciro Gomes (PSB), Eunício Oliveira (PMDB) e José Gerardo Arruda (PMDB). Em números absolutos, Ciro ficou atrás, no país, apenas de Paulo Maluf (PP-SP), que conquistou 739.827 votos, mas que representam apenas 3,63% do total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRIGADO . . .

PSB DE MOSSORÓ EMITE NOTA PELA MORTE DE EDUARDO CAMPOS.

ERICK PEREIRA: A PUNIÇÃO À PREFEITA DE BARAÚNA LUCIANA OLIVEIRA É DESPROPORCIONAL.